Prefeitura de Ipatinga faz apelo pelo descarte adequado de lixo e entulho

Publicado em

 

A chegada efetiva do período chuvoso fez com que a Secretaria de Serviços Urbanos e Meio Ambiente (Sesuma) de Ipatinga fizesse um apelo de conscientização à comunidade para lembrar mais uma vez da importância do descarte adequado do lixo doméstico e comercial. O alerta, divulgado nesta semana, também vale para o descarte de outros materiais inservíveis, como restos de materiais de demolição, carcaças de pneus e móveis, potencializadores dos riscos de ocorrência de dengue.

De acordo com a Prefeitura, o município tem tido dificuldades para sanar problemas recorrentes de toneladas de lixo e entulhos descartadas em áreas verdes na cidade ou fora da programação dos veículos de recolhimento. “É comum observar a falta de zelo relativa a cuidados elementares e o desrespeito ao Código de Posturas quanto ao lançamento de materiais inservíveis em áreas públicas, somados à falta de planejamento e sintonia com os horários do serviço de coleta, gerando grandes danos ambientais”, informam técnicos do município.

A Sesuma encontra de forma recorrente inúmeros locais de descarte irregular que já foram limpos pela Prefeitura e voltaram a servir de depósito de lixo, alguns deles quase no mesmo dia da ação de despoluição. “A situação denota flagrante insensibilidade dos infratores, e isto também acaba resultando em alagamentos durante as tempestades que assolam o município, já que muitos desses materiais são carreados por enxurradas para bocas de lobo, galerias e ribeirões, obstruindo a vazão das águas”, relata a Secretaria.

Fiscais da Sesuma ainda destacam que o descarte acontece frequentemente por parte dos grandes geradores de lixo na cidade, e a reincidência vem de estabelecimentos como bares, restaurantes, lanchonetes e hortifrutigranjeiros, dentre outros. “É importante lembrar aos transgressores que a prática se trata de infração grave, passível de punição prevista em lei, sendo estas ocorrências diariamente verificadas para registro de autuações”, adverte o órgão.

Equ
Equipe da Prefeitura recolhe materiais descartados em local inadequado

Denúncias em Ipatinga

A Prefeitura de Ipatinga mantém canis de denúncias sobre descarte irregular de lixo e entulhos. As denúncias podem ser feitas à Ouvidoria Municipal pelo telefone 156 ou pelo número (31) 3829-8514.

Veja o roteiro da coleta de lixo em Ipatinga

– No turno diurno, às segundas, quartas e sextas-feiras, a coleta é realizada no distrito de Barra Alegre e bairros Bom Jardim, Cidade Nobre, Chácaras Madalena, Córrego Novo, Esperança, Nova Esperança, Iguaçu 1 (lado do Game até a avenida Brasil), Limoeiro, Morro do Sossego, Vila Formosa e comunidade de Pedra Branca.

– No turno noturno, às segundas, quartas e sextas-feiras, no bairro Castelo, Distrito Industrial, Iguaçu 2 (Lado da E. M. Maria Rodrigues Barnabé), Ideal, Ferroviários, Horto, Santa Mônica, Novo Cruzeiro, Planalto, Parque das Águas, Vila Ipanema, Veneza I e Veneza II.

– Às terças, quintas e sábados, no turno diurno, a coleta é feita no Residencial Ayrton Senna, bairros Bethânia, Das Fontes, Caçula, Canaã, Canaãzinho, Forquilha, Morro São Francisco, Morro do Cruzeiro, Taúbas, Tiradentes, Vagalume, Vila Militar, Vila Celeste, Vale do Sol e Vista Alegre.

– Às terças, quintas e sábados, no turno noturno, acontece nos bairros Areal, Das Águas, Bela Vista, Bom Retiro, Caravelas, Cariru Imbaúbas e Jardim Panorama.

– Nas quartas-feiras é a vez das comunidades rurais.

– De segunda-feira a sábado, após as 17 horas, são atendidas as seguintes localidades: avenidas Roberto Burle Marx, Macapá, Livramento, Londrina, Juscelino Kubitschek, Minas Gerais, Selim de Sales, Alberto Giovannini, Carlos Chagas, Simón Bolívar, Monteiro Lobato, Brasil, Guido Marlière, das Flores e Orquídea, Centro Comercial do Esperança, Horto, Cariru e Bom Retiro.

Matérias Relacionadas

‘Festival Fartura Dona Lucinha’ agita cidades de Serro e Conceição do Mato Dentro

Entre os dias 20 e 28 de maio, o "Festival Fartura Dona Lucinha" chega...

‘Rodovia do Minério’: acordo entre MPMG e prefeituras pode tirar 1.500 carretas da BR–040

No primeiro semestre deste ano, o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) pretende finalizar...

“A Concessão Itabira Iron”: Livro relata a história da mineração em Itabira.

"A concessão Itabira Iron, a origem da Vale e os primórdios da mineração no...

“É impossível conduzir uma agência na situação que ela está” – diz AMIG sobre Agência Nacional de Mineração

A Associação dos Municípios Mineradores de Minas Gerais e do Brasil(AMIG) declarou apoio aos...

últimas Matérias

 Anglo Gold Ashanti tem vagas de estágio para níveis técnico e superior

Vagas se destinam tanto a atuações presenciais quanto híbridas, com carga horária diária de 6 horas; Inscrições podem ser feitas pela internet até 31 de agosto

 Ato em defesa da ANM – servidores protestam pela estruturação da Agência Nacional de Mineração

Servidores da Agência Nacional de Mineração estão com as atividades paralisadas como forma de...

 Funcionários dos Correios desistem de greve na véspera da Black Friday

Servidores cogitavam paralisação para reivindicar correções em Acordo Coletivo e melhores condições de trabalho, mas desistiram da ideia após terem pedidos considerados pelos Correios

‘AMM nas Micros’ chega em Conceição do Mato Dentro na próxima semana

A caravana do “AMM nas Micros” volta às estradas e desta vez o objetivo...