Semana do Meio Ambiente: é possível mineração sustentável?

Publicado em

Modificado às 08h44

 

Nesta série sobre a Semana Mundial do Meio Ambiente, instituída pela ONU em 1972, o CidadesMineradoras.com.br traz o tema “mineração sustentável”. A tendência ainda é recente, mas bastante discutida, já que a atividade, ao mesmo tempo em que possibilita a conversão da riquezas dos territórios em bens essenciais para a vida humana, é responsável por grandes impactos ao meio ambiente.

O termo “sustentabilidade” traz consigo a definição de um desenvolvimento que não esgota os recursos naturais para o futuro. Ou seja, o que é feito hoje não pode comprometer as gerações futuras por falta de recursos.

Mas é possível a mineração ser sustentável? De acordo com a mineradora Anglo American, a resposta é sim. Para a empresa, essa tendência deve ocorrer já nas próximas décadas.

O diretor de tecnologia da Anglo American, Tony O’Neill até 2022, descreve como a empresa trata do assunto: “Nossa estratégia de sustentabilidade nasceu da FutureSmart MiningTM, assim como nossa abordagem focada em inovações rumo à mineração sustentável e o modelo para o futuro dos nossos negócios. O modelo visa entregar resultados que mudem o panorama em diferentes áreas ao longo de toda a cadeia de valor da mineração, de descobertas minerais à entrega de nossos produtos nas mãos dos clientes”.

A Anglo American informa à sociedade em suas mídias que conta com um detalhado plano de mineração sustentável. Este abrange todos os três pilares da sustentabilidade pactuados pela Organização das Nações Unidas (ONU): ambiente saudável, comunidades prósperas e liderança corporativa.

Ações concretas para o futuro

A reciclagem, um conceito nem tão novo assim, não fica de fora dessa nova tendência da mineração. Entre as várias maneiras de tornar a atividade sustentável estão a transformação dos rejeitos em asfalto para a pavimentação de ruas. Outra possibilidade é o reaproveitamento deles para fabricação de tijolos para a construção civil. A reutilização da água por meio do processo de filtragem inteligente potencializa sua recuperação, evitando a escassez e o empilhamento a seco.

De acordo com a mineradora, ela desenvolve um trabalho colaborativo com governos, membros da sociedade civil e ONGs para criar oportunidades a longo prazo. O objetivo é justamente não prejudicar as gerações futuras com as ações de hoje.

 

Matérias Relacionadas

“A Concessão Itabira Iron”: Livro relata a história da mineração em Itabira.

"A concessão Itabira Iron, a origem da Vale e os primórdios da mineração no...

“É impossível conduzir uma agência na situação que ela está” – diz AMIG sobre Agência Nacional de Mineração

A Associação dos Municípios Mineradores de Minas Gerais e do Brasil(AMIG) declarou apoio aos...

“Gente cuidando das águas” – projeto da Nexa é destaque em evento da ONU

O "Gente cuidando das águas" foi desenvolvido pela mineradora Nexa com apoio do Banco...

últimas Matérias

 Anglo Gold Ashanti tem vagas de estágio para níveis técnico e superior

Vagas se destinam tanto a atuações presenciais quanto híbridas, com carga horária diária de 6 horas; Inscrições podem ser feitas pela internet até 31 de agosto

 Ato em defesa da ANM – servidores protestam pela estruturação da Agência Nacional de Mineração

Servidores da Agência Nacional de Mineração estão com as atividades paralisadas como forma de...

 Funcionários dos Correios desistem de greve na véspera da Black Friday

Servidores cogitavam paralisação para reivindicar correções em Acordo Coletivo e melhores condições de trabalho, mas desistiram da ideia após terem pedidos considerados pelos Correios

‘AMM nas Micros’ chega em Conceição do Mato Dentro na próxima semana

A caravana do “AMM nas Micros” volta às estradas e desta vez o objetivo...