Nexa vai adquirir 10 mil toneladas de bio-óleo da Aperam para acabar com o uso de combustíveis fósseis

Publicado em

 

A Nexa Resources firmou um acordo para obtenção de 10 mil toneladas de bio-óleo da Aperam BioEnergia para substituir gradualmente o uso de combustíveis fósseis na produção de óxido de zinco. O acordo irá suprir a produção na unidade siderúrgica de Três Marias, na região Central de Minas Gerais.

De acordo com informações divulgadas pelo Instituto Brasileiro de Mineração (Ibram), o biocombustível será utilizado pela Nexa em 12 fornalhas de produção de óxido de zinco ainda este ano, depois de recuperado e processado como um subproduto da produção de carvão vegetal das florestas renováveis da Aperam Bioenergia no Vale do Jequitinhonha. Trata-se de uma solução sustentável que contribui com a transição de energia e descarbonização industrial.

Com origem vegetal, 100% renovável e baixo teor de enxofre, o bio-óleo vem sendo testado desde 2017 em diferentes aplicações. O produto é capaz de substituir o uso de combustíveis fósseis em processos industriais, como o 1A, BTE, entre outros.

O bio-óleo é produzido a partir do co-produto líquido da produção de carvão que seria queimado em câmaras de combustão antes da liberação na atmosfera. O produto foi desenvolvido em 2017, por meio de uma parceria entre a Nexa e a Aperam BioEnergia, com participação de uma equipe de técnicos que compões a atual startup WXO Engenharia de Processos Customizados. No ano seguinte, começaram os testes em Três Marias e os bons resultados estimularam a Nexa a se preparar para adotar o combustível em escala industrial.

O gerente-executivo da Aperam BioEnergia, Benone Braga, comemorou a parceria com a Nexa. Para ele, o contrato valida a adoção em larga escala do bio-óleo sustentável produzido na Aperam BioEnergia, comercial e ambientalmente. “Já temos outros contratos com outras empresas, e estamos negociando com outros grandes players brasileiros. Assim temos certeza de que estamos no caminho certo, ao oferecer ao mercado um produto 100% nacional de grande valor agregado”, afirmou.

Nexa aplicará o bio-óleo em 47 fornalhas

O gerente geral da Unidade da Nexa de Três Marias, Paulo Nogueira, explica que a próxima etapa na parceria é a aplicação gradual do biocombustível em 47 fornalhas da unidade de Três Marias: “Hoje, a Nexa já é o produtor de zinco com a pegada de carbono mais baixa no mundo inteiro. O uso do bio-óleo em nossas operações intensificará o cumprimento de nossas metas de descarbonização até 2030, entre tais metas estão previstas a redução em emissões diretas (escopo 1) em 20%, isto significa uma redução total de 52 mil toneladas de carbono, além de manter uma grande porcentagem de recursos renováveis em sua matriz elétrica”.

“A Aperam BioEnergia foi capaz de habilitar a produção de um produto sustentável que contribuirá com a descarbonização de várias indústrias. As grandes inovações são o resultado de várias outras mudanças que estão ocorrendo e, no final, possibilitam o encerramento de processos antigos”, comemora Benone Braga.

Matérias Relacionadas

‘Festival Fartura Dona Lucinha’ agita cidades de Serro e Conceição do Mato Dentro

Entre os dias 20 e 28 de maio, o "Festival Fartura Dona Lucinha" chega...

‘Rodovia do Minério’: acordo entre MPMG e prefeituras pode tirar 1.500 carretas da BR–040

No primeiro semestre deste ano, o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) pretende finalizar...

“A Concessão Itabira Iron”: Livro relata a história da mineração em Itabira.

"A concessão Itabira Iron, a origem da Vale e os primórdios da mineração no...

“É impossível conduzir uma agência na situação que ela está” – diz AMIG sobre Agência Nacional de Mineração

A Associação dos Municípios Mineradores de Minas Gerais e do Brasil(AMIG) declarou apoio aos...

últimas Matérias

 Anglo Gold Ashanti tem vagas de estágio para níveis técnico e superior

Vagas se destinam tanto a atuações presenciais quanto híbridas, com carga horária diária de 6 horas; Inscrições podem ser feitas pela internet até 31 de agosto

 Ato em defesa da ANM – servidores protestam pela estruturação da Agência Nacional de Mineração

Servidores da Agência Nacional de Mineração estão com as atividades paralisadas como forma de...

 Funcionários dos Correios desistem de greve na véspera da Black Friday

Servidores cogitavam paralisação para reivindicar correções em Acordo Coletivo e melhores condições de trabalho, mas desistiram da ideia após terem pedidos considerados pelos Correios

‘AMM nas Micros’ chega em Conceição do Mato Dentro na próxima semana

A caravana do “AMM nas Micros” volta às estradas e desta vez o objetivo...