Estrada Real: um caminho de riquezas – Parte 1

Publicado em

A Estrada Real também conhecida como o Caminho das Pedras Preciosas é uma herança histórica e estrutural do século XXVII. Saiba mais sobre a origem da Estrada Real e o Caminho Velho na matéria abaixo.

No período da colonização portuguesa, a descoberta de metais e pedras preciosas foi decisiva para o início da atividade mineradora. A exploração de ouro e pedras preciosas motivou a expansão do território brasileiro em direção ao interior e a mudança da capital de Salvador para o Rio de Janeiro a fim de facilitar as exportações.

O percurso do ouro era um caminho já conhecido pelas comunidades indígenas. Apesar de nunca terem explorado de fato os recursos, os povos originários marcaram o caminho com o sangue e o sofrimento da escravidão. A partir do contato e da observação dos povos indígenas, os bandeirantes notaram a presença de materiais valiosos na região e criaram a Estrada Real.

A coroa portuguesa considerava a Estrada Real um “caminho seguro” para escoamento de riquezas. O objetivo ao estabelecer uma rota oficial era evitar o contrabando e fiscalizar a cobrança de impostos sobre o ouro e os diamantes realizada nos Postos de Registros. As riquezas saíam de Minas Gerais, passavam pelo porto de Paraty, no Rio de Janeiro e iam direto para Portugal.

O “caminho velho” da estrada real tem 710 quilômetros de extensão e era formado por: Ouro Preto, São João Del Rei, Caxambu e Paraty. As viagens feitas nesta rota foram muito importantes para o surgimentos de povoados e comércios locais na região.

estrada real
Mapa da Estrada Real. Fonte: Guia da Estrada Real

Anos depois, o Caminho Velho foi substituído por uma nova rota. Para saber mais sobre a Estrada Real e Caminho Novo, clique no link e confira a matéria: https://cidadesmineradoras.com.br/estrada-real-um-caminho-de-riquezas-parte-2/

 

Matérias Relacionadas

“A Concessão Itabira Iron”: Livro relata a história da mineração em Itabira.

"A concessão Itabira Iron, a origem da Vale e os primórdios da mineração no...

“É impossível conduzir uma agência na situação que ela está” – diz AMIG sobre Agência Nacional de Mineração

A Associação dos Municípios Mineradores de Minas Gerais e do Brasil(AMIG) declarou apoio aos...

“Gente cuidando das águas” – projeto da Nexa é destaque em evento da ONU

O "Gente cuidando das águas" foi desenvolvido pela mineradora Nexa com apoio do Banco...

últimas Matérias

 Anglo Gold Ashanti tem vagas de estágio para níveis técnico e superior

Vagas se destinam tanto a atuações presenciais quanto híbridas, com carga horária diária de 6 horas; Inscrições podem ser feitas pela internet até 31 de agosto

 Ato em defesa da ANM – servidores protestam pela estruturação da Agência Nacional de Mineração

Servidores da Agência Nacional de Mineração estão com as atividades paralisadas como forma de...

 Funcionários dos Correios desistem de greve na véspera da Black Friday

Servidores cogitavam paralisação para reivindicar correções em Acordo Coletivo e melhores condições de trabalho, mas desistiram da ideia após terem pedidos considerados pelos Correios

‘AMM nas Micros’ chega em Conceição do Mato Dentro na próxima semana

A caravana do “AMM nas Micros” volta às estradas e desta vez o objetivo...