Sinagências entrega ofício a Lula pedindo estruturação da ANM

Publicado em

 

O Sindicato Nacional dos Servidores das Agências Nacionais de Regulação (Sinagências) entregou pessoalmente ao presidente Lula um ofício solicitando apoio do governo para a estruturação da Agência Nacional de Mineração (ANM). A entrega foi feita duas vezes. A primeira no domingo (2), durante celebração da Independência da Bahia, e a última nesta segunda-feira (3), durante evento de inauguração das obras da ferrovia Oeste-Leste, da empresa Bahia Mineração (Bamim), em Ilhéus.

A cerimônia em que foi feita a entrega do documento nesta segunda-feira contou com a presença do governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues, do senador Jaques Wagner e dos ministros Rui Costa (Casa Civil), Alexandre Silveira (Minas e Energia), Carlos Fávaro (Agricultura) e Renan Filho (Transporte). Além dos diretores das agências reguladoras Rafael Vitale (ANTT) e Tasso Mendonça (ANM).

Interlocutores do presidente informaram ao Sinagências que o ofício já está sendo discutido internamente. No documento, a entidade descreve que a ANM se encontra em situação precária desde sua criação. O texto ainda enfatiza que a estrutura já poderia ter sido resolvida na Legislatura passada, com a aprovação de mais de 97% dos votos pelo Senado do PLV n° 29/2022, convertido na Lei 14.514/2022 (Lei dos Minérios Nucleares).

Apesar da disponibilidade do Congresso em resolver a situação, dois vetos do ex-presidente Jair Bolsonaro (n° 64/22 e n° 05/23) impediram que a estruturação da ANM saísse do papel. “Sendo assim, gostaríamos de solicitar: Seu apoio (presidente Lula) auxiliando o justo, urgente e necessário fortalecimento da Agência Nacional de Mineração e o desenvolvimento da mineração sustentável no Brasil”, pede o documento.

O ofício entregue ao presidente Lula pode ser lido na íntegra no site do Sinagências.

 Amig

A situação precária da ANM, cujos servidores se encontram em greve desde maio, é também denunciada sistematicamente pela Associação dos Municípios Mineradores de Minas Gerais e do Brasil (Amig). Servidores da agência se encontram em greve desde o final de maio, pleiteando a reestruturação do órgão. Entre as consequências da greve estão atrasos no repasse dos royalties da mineração aos municípios e a falta de fiscalização de barragens de mineradoras. Saiba mais.

Matérias Relacionadas

“A Concessão Itabira Iron”: Livro relata a história da mineração em Itabira.

"A concessão Itabira Iron, a origem da Vale e os primórdios da mineração no...

“É impossível conduzir uma agência na situação que ela está” – diz AMIG sobre Agência Nacional de Mineração

A Associação dos Municípios Mineradores de Minas Gerais e do Brasil(AMIG) declarou apoio aos...

“Gente cuidando das águas” – projeto da Nexa é destaque em evento da ONU

O "Gente cuidando das águas" foi desenvolvido pela mineradora Nexa com apoio do Banco...

últimas Matérias

 Anglo Gold Ashanti tem vagas de estágio para níveis técnico e superior

Vagas se destinam tanto a atuações presenciais quanto híbridas, com carga horária diária de 6 horas; Inscrições podem ser feitas pela internet até 31 de agosto

 Ato em defesa da ANM – servidores protestam pela estruturação da Agência Nacional de Mineração

Servidores da Agência Nacional de Mineração estão com as atividades paralisadas como forma de...

 Funcionários dos Correios desistem de greve na véspera da Black Friday

Servidores cogitavam paralisação para reivindicar correções em Acordo Coletivo e melhores condições de trabalho, mas desistiram da ideia após terem pedidos considerados pelos Correios

‘AMM nas Micros’ chega em Conceição do Mato Dentro na próxima semana

A caravana do “AMM nas Micros” volta às estradas e desta vez o objetivo...