Prefeito de Conceição do Mato Dentro participa de audiência sobre mineração e reforma tributária em Brasília

Publicado em

O executivo participou do painel “Mineração no contexto da reforma tributária”, na Comissão de Minas e Energia na Câmara dos Deputados.

A Comissão de Minas e Energia da Câmara dos Deputados realizou, nesta quarta-feira (10), uma audiência pública com o tema “A mineração no contexto da reforma tributária”, em Brasília. A audiência foi promovida em resposta a um requerimento feito pelo deputado Rodrigo de Castro (União-MG). O deputado afirma que as implicações acerca da reforma tributária podem repercutir no setor da mineração e destaca a importância do setor na balança comercial brasileira.

“Adicionalmente, como a mineração é um setor intensivo no uso de capital, a estabilidade e a maturidade do ambiente de negócios, tanto do ponto de vista regulatório como tributário, são condicionantes para a atratividade de recursos financeiros internacionais. Há de se tratar desse tema, portanto, com a responsabilidade que ele nos requer” – afirmou.

O tema central do debate foi a revisão da Lei Kandir para permitir a cobrança do ICMS sobre as exportações de produtos primários não renováveis, ou seja, possibilitar a taxação dos minérios e beneficiar os municípios produtores de minério.

O atual prefeito de Conceição do Mato Dentro e presidente da Associação dos Municípios Mineradores, José Fernando Oliveira, foi membro titular da comissão por 4 anos e compôs a mesa convidada do evento. O executivo retomou as falas de Bernard Appy e Daniel Pollack e abordou a relação entre a Compensação Financeira pela Exploração Mineral (Cfem) com a reforma tributária.

“São esses os três pilares da nova mineração: que seja sustentável, que seja segura e que diversifique nossa economia. […] Cfem não está na questão da reforma tributária. E não tem que estar mesmo porque Cfem não é imposto, Cfem não é tributo. Cfem é participação patrimonial da atividade, isso está definido pelo Supremo Tribunal Federal.” – declarou.

José Fernando também falou sobre a luta do setor mineral para o fim da Lei Kandir, que diz respeito à exportação de bens naturais não renováveis e sobre o cenário da cadeia produtiva do minério no Brasil.

“Ninguém vai querer produzir aço no Brasil se tem a concessão, o benefício tributário para produzir lá fora. Além disso gera créditos de ICMS para a empresa exportadora e, além disso, isenta de PIS e COFIS a empresa exportadora. A gente tem um arranjo tributário nefasto para os estados e municípios produtores de minério.” – apontou.

Ao concluir sua fala, o prefeito falou sobre a falta de estrutura da Agência Nacional de Mineração, a qual possui a responsabilidade de fiscalizar e regulamentar o setor mineral no Brasil.

Leia também:
https://cidadesmineradoras.com.br/entenda-o-que-mudou-na-lei-da-cfem-para-os-municipios-mineradores/

 

Matérias Relacionadas

“A Concessão Itabira Iron”: Livro relata a história da mineração em Itabira.

"A concessão Itabira Iron, a origem da Vale e os primórdios da mineração no...

“É impossível conduzir uma agência na situação que ela está” – diz AMIG sobre Agência Nacional de Mineração

A Associação dos Municípios Mineradores de Minas Gerais e do Brasil(AMIG) declarou apoio aos...

“Gente cuidando das águas” – projeto da Nexa é destaque em evento da ONU

O "Gente cuidando das águas" foi desenvolvido pela mineradora Nexa com apoio do Banco...

últimas Matérias

 Anglo Gold Ashanti tem vagas de estágio para níveis técnico e superior

Vagas se destinam tanto a atuações presenciais quanto híbridas, com carga horária diária de 6 horas; Inscrições podem ser feitas pela internet até 31 de agosto

 Ato em defesa da ANM – servidores protestam pela estruturação da Agência Nacional de Mineração

Servidores da Agência Nacional de Mineração estão com as atividades paralisadas como forma de...

 Funcionários dos Correios desistem de greve na véspera da Black Friday

Servidores cogitavam paralisação para reivindicar correções em Acordo Coletivo e melhores condições de trabalho, mas desistiram da ideia após terem pedidos considerados pelos Correios

‘AMM nas Micros’ chega em Conceição do Mato Dentro na próxima semana

A caravana do “AMM nas Micros” volta às estradas e desta vez o objetivo...