Justiça acata denúncia sobre poluição do solo em Sorocaba pela maior siderúrgica do Brasil

Publicado em

A empresa Gerdau tornou-se ré após processo por danos coletivos e ambientais em Sorocaba, São Paulo.

A Justiça acatou a denúncia feita pelo Ministério Público de São Paulo contra a empresa Gerdau por danos coletivos e ambientais. A siderúrgica encerrou as suas atividades em uma área próxima ao Rio Sorocaba em 2014, sem realizar o saneamento ambiental da área. No mesmo ano, foi instaurado um inquérito para apurar as denúncias sobre a contaminação do solo que foram registradas.

A avaliação do local realizada pela Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb) constatou que os depósitos de resíduos tóxicos a céu aberto deixados pela empresa resultaram na contaminação do solo e do lençol freático. A companhia afirmou que os materiais contaminantes, como fluoreto e hidrocarbonetos de petróleo, podem causar diversas doenças além do impacto ambiental.

De acordo com o promotor da ação, Jorge Marum, a siderúrgica não cumpriu os prazos e rejeitou o Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) proposto pela promotoria de justiça. 

“Demorou muito. Já faz quase 10 anos e o inquérito não pode ficar aberto por tanto tempo. Então, quando houve uma perspectiva de encerramento dos trabalhos de descontaminação, a promotoria propôs que a empresa assinasse um compromisso para se comprometer com o prazo final, e ela se negou, obrigando o MP a entrar com uma ação” – pontuou.

No processo, o promotor da ação pede que a descontaminação do solo seja realizada até julho deste ano. Contudo, o Ministério Público pede, por meio da ação, que a siderúrgica pague R$2,3 milhões em multa e indenização pelos danos causados. Além disso, o MP também pede que a empresa seja multada em R$10 mil reais por cada dia de atraso no cumprimento do acordo.

 

Matérias Relacionadas

“A Concessão Itabira Iron”: Livro relata a história da mineração em Itabira.

"A concessão Itabira Iron, a origem da Vale e os primórdios da mineração no...

“É impossível conduzir uma agência na situação que ela está” – diz AMIG sobre Agência Nacional de Mineração

A Associação dos Municípios Mineradores de Minas Gerais e do Brasil(AMIG) declarou apoio aos...

“Gente cuidando das águas” – projeto da Nexa é destaque em evento da ONU

O "Gente cuidando das águas" foi desenvolvido pela mineradora Nexa com apoio do Banco...

últimas Matérias

 Anglo Gold Ashanti tem vagas de estágio para níveis técnico e superior

Vagas se destinam tanto a atuações presenciais quanto híbridas, com carga horária diária de 6 horas; Inscrições podem ser feitas pela internet até 31 de agosto

 Ato em defesa da ANM – servidores protestam pela estruturação da Agência Nacional de Mineração

Servidores da Agência Nacional de Mineração estão com as atividades paralisadas como forma de...

 Funcionários dos Correios desistem de greve na véspera da Black Friday

Servidores cogitavam paralisação para reivindicar correções em Acordo Coletivo e melhores condições de trabalho, mas desistiram da ideia após terem pedidos considerados pelos Correios

‘AMM nas Micros’ chega em Conceição do Mato Dentro na próxima semana

A caravana do “AMM nas Micros” volta às estradas e desta vez o objetivo...