Crise política em Mariana: entenda as causas e a situação atual no município

Publicado em

Em Minas Gerais, a cidade de Mariana enfrenta uma crise política na esfera executiva desde as eleições municipais de 2020. Desde então, o processo eleitoral ainda não foi finalizado. Leia a matéria a seguir e entenda os motivos e a situação atual da crise.

O tumulto na prefeitura municipal de Mariana teve início em 2020, com o fim do segundo mandato do prefeito Duarte Júnior e com a eleição do candidato Celso Cota Neto. No período da posse, Celso Cota teve seu mandato cassado pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE-MG) por estar com os direitos políticos suspensos devido à condenação por improbidade administrativa. Logo, ele não preenchia as condições de elegibilidade previstas na Constituição e foi impedido de assumir o cargo.

MDB celso
Celso Cota Neto (MDB). Imagem: Reprodução Prefeitura de Mariana.

Após a cassação do mandato de Celso Cota, o presidente da câmara em exercício, Juliano Gonçalves, irmão do ex-prefeito, Duarte, assumiu o cargo executivo por cerca de um ano e meio. No entanto, após um recurso especial na justiça embargado por Celso Cota Neto, Juliano também foi destituído do cargo. O Tribunal Supremo Federal (TSE) alegou que a posse de Juliano seria uma violação direta ao Artigo 14 da Constituição. Com base no artigo, o ministro Alexandre de Moraes determinou que o mandato de Juliano configurava-se como terceiro mandato devido ao grau de parentesco entre ele e o ex-prefeito, Duarte.

juliano
Juliano Gonçalves (Cidadania). Imagem: Reprodução | Prefeitura de Mariana.

Em junho de 2022, após a destituição de Juliano, o vice-presidente da Câmara, Ronaldo Alves Bento, assumiu o cargo executivo por seis meses. Porém, após as eleições da câmara de vereadores que ocorreram este mês em Mariana, quem assumiu a chefia administrativa foi o vereador Edson de Castro.

Ronaldo Bento Imagem Reproducao redes sociais
Ronaldo Bento (PSB) Imagem: Reprodução | redes sociais
download 1
Edson de Castro (Cidadania). Imagem: Reprodução | Câmara Municipal de Mariana.

A prefeitura de Mariana ainda aguarda uma decisão do Tribunal Supremo Federal para novas eleições e, assim, dar fim ao processo eleitoral.

Impactos da crise política na cidade

De acordo com o ex-prefeito, Duarte Júnior, a crise política gerada em torno das eleições municipais exercem uma grande influência negativa na economia e na gestão de recursos públicos da cidade.

“A realidade é: quem assume, não assume com um planejamento para quatro anos, mas sim, com um planejamento momentâneo. Isso é muito ruim para a administração pública como um todo.”

prefeito de mariana responde questionamentos da populacao em live 5fb51cefa22f0
Duarte Eustáquio Gonçalves Junior (PSC). Imagem: Reprodução | Facebook

O Cidades Mineradoras está acompanhando as decisões acerca da crise política. Até a publicação desta matéria, não houve atualizações judiciais.

Matérias Relacionadas

“A Concessão Itabira Iron”: Livro relata a história da mineração em Itabira.

"A concessão Itabira Iron, a origem da Vale e os primórdios da mineração no...

“É impossível conduzir uma agência na situação que ela está” – diz AMIG sobre Agência Nacional de Mineração

A Associação dos Municípios Mineradores de Minas Gerais e do Brasil(AMIG) declarou apoio aos...

“Gente cuidando das águas” – projeto da Nexa é destaque em evento da ONU

O "Gente cuidando das águas" foi desenvolvido pela mineradora Nexa com apoio do Banco...

últimas Matérias

 Anglo Gold Ashanti tem vagas de estágio para níveis técnico e superior

Vagas se destinam tanto a atuações presenciais quanto híbridas, com carga horária diária de 6 horas; Inscrições podem ser feitas pela internet até 31 de agosto

 Ato em defesa da ANM – servidores protestam pela estruturação da Agência Nacional de Mineração

Servidores da Agência Nacional de Mineração estão com as atividades paralisadas como forma de...

 Funcionários dos Correios desistem de greve na véspera da Black Friday

Servidores cogitavam paralisação para reivindicar correções em Acordo Coletivo e melhores condições de trabalho, mas desistiram da ideia após terem pedidos considerados pelos Correios

‘AMM nas Micros’ chega em Conceição do Mato Dentro na próxima semana

A caravana do “AMM nas Micros” volta às estradas e desta vez o objetivo...