Alexandre Silveira anuncia criação do Conselho Nacional de Política Mineral

Publicado em

Nesta quarta-feira (25) o chefe do Ministério de Minas e Energia (MME), Alexandre Silveira, anunciou a criação de um conselho específico para regulamentar a mineração no Brasil, o CNPM. Leia a matéria a seguir, e saiba mais.

O anúncio foi feito em um congresso do Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB), na faculdade de direito da Universidade Federal de Minas Gerais. O evento homenageava as 270 vítimas fatais do rompimento da barragem do Córrego do Feijão, em Brumadinho, ocorrido em 25 de janeiro de 2019. Vários ministros e representantes governamentais participaram do evento em memória dos atingidos pelo maior acidente de trabalho da história do Brasil.

De acordo com o ministro, o projeto sairá do papel até o final de fevereiro. Alexandre Silveira também afirmou que o conselho terá a participação direta da população e discutirá pautas ambientais e de segurança nas regiões mineradoras do Brasil.

“Quero anunciar aqui que vamos tirar finalmente do papel (até o fim de fevereiro) o Conselho Nacional de Política Mineral, garantindo a participação de todo o povo, da sociedade civil organizada, das instituições acadêmicas com notório conhecimento no setor mineral e dos movimentos sociais. Isso vai permitir melhorar a coordenação e implementar políticas públicas destinadas ao desenvolvimento do setor, garantir o aperfeiçoamento dos mecanismos legais de segurança e o desenvolvimento sustentável da atividade”

O coordenador Nacional do MAB, Jaceli Andrioli, celebrou a criação do conselho. Segundo Jaceli, é muito importante olhar para a segurança da população nas regiões mineradoras e estar atento às mudanças climáticas. O coordenador também reforçou a importância da participação popular nas decisões.

“É urgente e necessária a participação e o controle do povo em temas importantes como as questões energética e mineral. Essa é uma postura do governo federal que estávamos merecendo para evitar que novos crimes aconteçam.”

 

Matérias Relacionadas

“A Concessão Itabira Iron”: Livro relata a história da mineração em Itabira.

"A concessão Itabira Iron, a origem da Vale e os primórdios da mineração no...

“É impossível conduzir uma agência na situação que ela está” – diz AMIG sobre Agência Nacional de Mineração

A Associação dos Municípios Mineradores de Minas Gerais e do Brasil(AMIG) declarou apoio aos...

“Gente cuidando das águas” – projeto da Nexa é destaque em evento da ONU

O "Gente cuidando das águas" foi desenvolvido pela mineradora Nexa com apoio do Banco...

últimas Matérias

 Anglo Gold Ashanti tem vagas de estágio para níveis técnico e superior

Vagas se destinam tanto a atuações presenciais quanto híbridas, com carga horária diária de 6 horas; Inscrições podem ser feitas pela internet até 31 de agosto

 Ato em defesa da ANM – servidores protestam pela estruturação da Agência Nacional de Mineração

Servidores da Agência Nacional de Mineração estão com as atividades paralisadas como forma de...

 Funcionários dos Correios desistem de greve na véspera da Black Friday

Servidores cogitavam paralisação para reivindicar correções em Acordo Coletivo e melhores condições de trabalho, mas desistiram da ideia após terem pedidos considerados pelos Correios

‘AMM nas Micros’ chega em Conceição do Mato Dentro na próxima semana

A caravana do “AMM nas Micros” volta às estradas e desta vez o objetivo...