São Gonçalo do Rio Abaixo assina termo com Ibram e Amig em busca de independência da mineração

Publicado em

 

Planejando-se para o fim da exploração mineral, mesmo que não haja data definida para isso, São Gonçalo do Rio Abaixo assinou nessa terça-feira (14), um termo com o Instituto Brasileiro de Mineração (Ibram) e a Associação de Municípios Mineradores de Minas Gerais e do Brasil (Amig) para que as entidades colaborem no objetivo de buscar a sustentabilidade econômica. A pauta é recorrente em cidades mineradoras.

O objetivo é aglutinar ações para promover parcerias com a inciativa privada para alcançar a conclamada diversificação econômica, ampliando as possibilidades de investimentos nos municípios para reduzir a dependência da mineração. Os primeiros municípios a pactuarem com as instituições foram Itatiaiuçu (MG) e Nova Lima (MG).

De acordo com o prefeito Raimundo Nonato de Barcelos, a adesão ao convênio é mais uma frente de atuação do município para ampliar as possibilidades de investimentos na cidade. “Estamos criando e requalificando as políticas públicas de desenvolvimento econômico, ora em execução, para oferecermos um ambiente ainda mais atrativo para novos negócios e, assim, reduzir a dependência da mineração. Essa forma organizada de pensar a mineração vai comprovando que estamos no caminho certo da nossa independência econômica”, disse.

São Gonçalo do Rio Abaixo deve lançar programa de diversificação em 2024

A prefeitura de São Gonçalo do Rio Abaixo revelou que está atuando em parceria com o Instituto de Estudos Pró-Cidadania (PRÓ-CITTÀ) desde julho deste ano, quando a gestão municipal aderiu ao protocolo. Atualmente, a fase é de diagnósticos, momento que prevê, entre outras ações, a criação de novos critérios para a instalação de empresas na cidade. O município estuda programas que irão oferecer incentivo financeiro para a inserção de jovens e de cidadãos, sem qualificação profissional, no mercado de trabalho local. Para isso, o município espera lançar o Programa de Diversificação Econômica de São Gonçalo do Rio Abaixo deverá ser lançado em março de 2024.

“Na mineração brasileira a sustentabilidade, a segurança e a diversificação econômica precisam andar juntas. Não é possível pensarmos em uma atividade industrial em uma cidade, sem também projetarmos o fim da atividade e o que será feito dessa cidade após a produção mineral. O que regem esses e outros projetos, com participação do IBRAM, é o fortalecimento e a diversificação da matriz econômica dos municípios mineradores. Queremos auxiliar as prefeituras a desenvolver um plano de desenvolvimento econômico, além de reposicionar e valorizar o papel dos empreendedores locais”, afirma o diretor-presidente do IBRAM, Raul Jungmann.

Matérias Relacionadas

“A Concessão Itabira Iron”: Livro relata a história da mineração em Itabira.

"A concessão Itabira Iron, a origem da Vale e os primórdios da mineração no...

“É impossível conduzir uma agência na situação que ela está” – diz AMIG sobre Agência Nacional de Mineração

A Associação dos Municípios Mineradores de Minas Gerais e do Brasil(AMIG) declarou apoio aos...

“Gente cuidando das águas” – projeto da Nexa é destaque em evento da ONU

O "Gente cuidando das águas" foi desenvolvido pela mineradora Nexa com apoio do Banco...

últimas Matérias

 Anglo Gold Ashanti tem vagas de estágio para níveis técnico e superior

Vagas se destinam tanto a atuações presenciais quanto híbridas, com carga horária diária de 6 horas; Inscrições podem ser feitas pela internet até 31 de agosto

 Ato em defesa da ANM – servidores protestam pela estruturação da Agência Nacional de Mineração

Servidores da Agência Nacional de Mineração estão com as atividades paralisadas como forma de...

 Funcionários dos Correios desistem de greve na véspera da Black Friday

Servidores cogitavam paralisação para reivindicar correções em Acordo Coletivo e melhores condições de trabalho, mas desistiram da ideia após terem pedidos considerados pelos Correios

‘AMM nas Micros’ chega em Conceição do Mato Dentro na próxima semana

A caravana do “AMM nas Micros” volta às estradas e desta vez o objetivo...