MPMG orienta prefeitura de Barão de Cocais a revogar certidão concedida à Bassari Mineração

Publicado em

O Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) orientou a Prefeitura Municipal e a Secretaria de Meio Ambiente de Barão de Cocais que a certidão de conformidade da Bassari Mineração seja revogada imediatamente.

A recomendação está relacionada à exploração da Mina da Conquista, propriedade localizada na Fazenda Bela Vista, em Barão de Cocais. A certidão de conformidade foi concedida à mineradora Bassari em dezembro de 2020 e tem a finalidade de atestar a regularidade do projeto em relação ao Plano Diretor do município.

No entanto, o relatório do Núcleo de Combate aos Crimes Ambientais (Nucrim), o qual faz parte do MPMG, afirma que o projeto de lavra a céu aberto está localizado em uma área de expansão urbana, muito próxima de alguns bairros do município. O Plano Diretor de Barão de Cocais proíbe a exploração mineral e outras atividades em áreas de “zoneamento urbano”. Segundo os promotores de Justiça, Flávio Barreto Feres, Hosana Regina Andrade de Freitas e Carlos Eduardo Ferreira Pinto, ”não há permissão legal para tal atividade nas áreas de expansão urbana e interesse social”.

Deste modo, o local é considerado impróprio para a mineração. O MPMG ressalta que o licenciamento ambiental concedido à mineradora pela Superintendência Regional de Meio Ambiente (Supram) Leste foi induzida ao erro, pois considera a localização da Mina da Conquista como uma propriedade rural. A ação do Ministério Público orienta o prefeito e o secretário municipal de Barão de Cocais a realizarem a suspensão revogação da certidão de conformidade. De acordo com a orientação, a atividade mineradora da Mina da Conquista pode configurar crime em relação à legislação municipal de uso e ocupação do solo.

Matérias Relacionadas

“A Concessão Itabira Iron”: Livro relata a história da mineração em Itabira.

"A concessão Itabira Iron, a origem da Vale e os primórdios da mineração no...

“É impossível conduzir uma agência na situação que ela está” – diz AMIG sobre Agência Nacional de Mineração

A Associação dos Municípios Mineradores de Minas Gerais e do Brasil(AMIG) declarou apoio aos...

“Gente cuidando das águas” – projeto da Nexa é destaque em evento da ONU

O "Gente cuidando das águas" foi desenvolvido pela mineradora Nexa com apoio do Banco...

últimas Matérias

 Anglo Gold Ashanti tem vagas de estágio para níveis técnico e superior

Vagas se destinam tanto a atuações presenciais quanto híbridas, com carga horária diária de 6 horas; Inscrições podem ser feitas pela internet até 31 de agosto

 Ato em defesa da ANM – servidores protestam pela estruturação da Agência Nacional de Mineração

Servidores da Agência Nacional de Mineração estão com as atividades paralisadas como forma de...

 Funcionários dos Correios desistem de greve na véspera da Black Friday

Servidores cogitavam paralisação para reivindicar correções em Acordo Coletivo e melhores condições de trabalho, mas desistiram da ideia após terem pedidos considerados pelos Correios

‘AMM nas Micros’ chega em Conceição do Mato Dentro na próxima semana

A caravana do “AMM nas Micros” volta às estradas e desta vez o objetivo...