Mineração será inserida em nova política industrial por mais competitividade e sustentabilidade

Publicado em

 

O Instituto Brasileiro de Mineração (Ibram) teve aprovada, na última semana, uma proposta para que a mineração faça parte da nova política industrial em discussão no Conselho Nacional de Desenvolvimento Industrial (CNDI). A proposta foi apresentada pelo diretor presidente do órgão, Raul Jungmann, e aprovada por unanimidade em reunião coordenado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

De acordo com o Ibram, a proposta manifesta planos para proporcionar a melhoria das condições de competitividade e a expansão sustentável da indústria da mineração. Na primeira reunião do ano do recém reformulado CNDI, realizada na última quinta-feira (6) no Palácio do Planalto, Jungmann defendeu o mesmo para estimular a produção de minerais críticos à transição energética e à promoção da economia de baixo carbono.

O diretor-presidente do Ibram informou que os temas serão desenvolvidos por meio de debates nos grupos de trabalho que estão sendo formados pelos integrantes do CNDI, dos quais o Ibram também participará. “Participar deste Conselho é inserir a mineração nas politicas publicas nacionais para a área industrial. É uma conquista extremamente relevante. Cobramos a inserção da mineração e, em particular, dos minerais críticos para a transição a uma economia de baixo carbono e isso foi aprovado por unanimidade pelo CNDI”, disse Jungmann.

Paralisação

A 1ª reunião de 2023 foi a 17ª do CNDI. O conselho ficou paralisado nos últimos sete anos e agora passou por reformulação a partir de decisão do atual governo. O colegiado é responsável pela elaboração da nova política industrial brasileira.

Além da coordenação do presidente da República, a reunião de retomada teve a participação do vice-presidente da República e também titular do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC) e presidente do CNDI, Geraldo Alckmin. Foi dele o convite ao Ibram para compor o Conselho.

Matérias Relacionadas

“A Concessão Itabira Iron”: Livro relata a história da mineração em Itabira.

"A concessão Itabira Iron, a origem da Vale e os primórdios da mineração no...

“É impossível conduzir uma agência na situação que ela está” – diz AMIG sobre Agência Nacional de Mineração

A Associação dos Municípios Mineradores de Minas Gerais e do Brasil(AMIG) declarou apoio aos...

“Gente cuidando das águas” – projeto da Nexa é destaque em evento da ONU

O "Gente cuidando das águas" foi desenvolvido pela mineradora Nexa com apoio do Banco...

últimas Matérias

 Anglo Gold Ashanti tem vagas de estágio para níveis técnico e superior

Vagas se destinam tanto a atuações presenciais quanto híbridas, com carga horária diária de 6 horas; Inscrições podem ser feitas pela internet até 31 de agosto

 Ato em defesa da ANM – servidores protestam pela estruturação da Agência Nacional de Mineração

Servidores da Agência Nacional de Mineração estão com as atividades paralisadas como forma de...

 Funcionários dos Correios desistem de greve na véspera da Black Friday

Servidores cogitavam paralisação para reivindicar correções em Acordo Coletivo e melhores condições de trabalho, mas desistiram da ideia após terem pedidos considerados pelos Correios

‘AMM nas Micros’ chega em Conceição do Mato Dentro na próxima semana

A caravana do “AMM nas Micros” volta às estradas e desta vez o objetivo...