Em comemoração aos 85 anos de Brumadinho, cidade inaugura pórtico de Oscar Niemeyer

Publicado em

No dia 17, que coincide com o aniversário da cidade, Brumadinho inaugurará uma grande entrada com um pórtico, que servirá como polo de acolhimento de turistas e centro de atividades culturais.

Este magnífico projeto, idealizado pelo renomado arquiteto Oscar Niemeyer, ganhou vida por seu talentoso neto, Kadu Niemeyer, após oito meses de trabalho minucioso e um investimento de mais de R$ 11,5 milhões.

Saiba mais sobre o pórtico de Oscar Niemeyer em comemoração ao aniversário de Brumadinho

Combinando características modernas e uma sensação de leveza visualmente agradável, o pórtico estende-se por impressionantes 47 metros de comprimento, mede 8 metros de largura e atinge uma altura de 5,6 metros.

Sendo uma verdadeira obra-prima, o pórtico se destaca como um novo ponto de interesse para os turistas que visitam a cidade, mesclando-se perfeitamente ao design contemporâneo do Museu Inhotim e ao charme atemporal do casario colonial, que é acompanhado por históricas igrejas barrocas.

No quilômetro 47 da BR-381, foi feita uma nova adição: a Casa do Turista. Esta instalação oferece estacionamento, guias turísticos, cafeteria, wi-fi e centro de informações. Além disso, haverá o Espaço Cultural Oscar Niemeyer, que expõe fotografias do renomado arquiteto e seus projetos marcantes. Os visitantes podem usufruir de uma área comum e participar em diversas atividades artísticas e educativas.

O projeto original previa a construção de dois pórticos para a cidade, um na entrada principal e outro no acesso secundário em Brumadinho, próximo ao Parque Estadual Serra do Rola Moça, com inauguração prevista para o primeiro semestre de 2024. Numa primeira fase, o novo pórtico irá albergar bases da gendarmaria e dos bombeiros.

O projeto de instalação dos pórticos é uma parceria do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Paraopeba, juntamente com o Ministério Público do Trabalho, a Prefeitura Municipal de Brumadinho, o Instituto Arte Brasil e a ONG Associação dos Familiares de Vítimas (Avabrum).

Matérias Relacionadas

‘Festival Fartura Dona Lucinha’ agita cidades de Serro e Conceição do Mato Dentro

Entre os dias 20 e 28 de maio, o "Festival Fartura Dona Lucinha" chega...

‘Rodovia do Minério’: acordo entre MPMG e prefeituras pode tirar 1.500 carretas da BR–040

No primeiro semestre deste ano, o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) pretende finalizar...

“A Concessão Itabira Iron”: Livro relata a história da mineração em Itabira.

"A concessão Itabira Iron, a origem da Vale e os primórdios da mineração no...

“É impossível conduzir uma agência na situação que ela está” – diz AMIG sobre Agência Nacional de Mineração

A Associação dos Municípios Mineradores de Minas Gerais e do Brasil(AMIG) declarou apoio aos...

últimas Matérias

 Anglo Gold Ashanti tem vagas de estágio para níveis técnico e superior

Vagas se destinam tanto a atuações presenciais quanto híbridas, com carga horária diária de 6 horas; Inscrições podem ser feitas pela internet até 31 de agosto

 Ato em defesa da ANM – servidores protestam pela estruturação da Agência Nacional de Mineração

Servidores da Agência Nacional de Mineração estão com as atividades paralisadas como forma de...

 Funcionários dos Correios desistem de greve na véspera da Black Friday

Servidores cogitavam paralisação para reivindicar correções em Acordo Coletivo e melhores condições de trabalho, mas desistiram da ideia após terem pedidos considerados pelos Correios

‘AMM nas Micros’ chega em Conceição do Mato Dentro na próxima semana

A caravana do “AMM nas Micros” volta às estradas e desta vez o objetivo...