Anglo American firma compromisso de criar corredor turístico até o Jequitinhonha a partir da MG-10

Publicado em

 

A mineradora Anglo American, responsável pelo empreendimento Minas-Rio em Conceição do Mato do Dentro, na Microrregião do Médio Espinhaço, anunciou que vai liderar a criação de um corredor turístico entre Lagoa Santa, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, e Diamantina, no Vale do Jequitinhonha. Nessa quarta-feira (13) foi assinado um protocolo de intenções com prefeituras que fazem parte da rota de 250 km entre as rodovias MG-10 e a LMG-735, a famosa Via Saint Hilaire, formando um importante eixo rodoviário da Serra do Espinhaço.

Conforme divulgado pela Anglo American, o objetivo é interligar atrativos naturais e históricos, manifestações culturais e folclóricas, além de eventos artísticos, esportivos e de aventura na região.  Somadas a Diamantina e Lagoa Santa, integram a rota Alvorada de Minas, Conceição do Mato Dentro, Congonhas do Norte, Dom Joaquim, Jaboticatubas, Morro do Pilar, Santana do Riacho e Serro.

O protocolo de intenções foi assinado no escritório da mineradora, em Conceição do Mato Dentro, na presença de representantes do poder público. A Anglo American espera, com o projeto, criar uma identidade turística em comum no trecho. A companhia estuda a ideia desde 2020, por meio de seu Programa de Desenvolvimento Regional Colaborativo, no qual o turismo foi identificado e confirmado pelos principais públicos de interesse locais como um setor prioritário para a diversificação econômica da região.

“Enxergamos no turismo grande potencial de alavancagem para o desenvolvimento socioeconômico. Este projeto, alinhado ao nosso propósito de reimaginar a mineração para melhorar a vida das pessoas, propõe a integração do turismo regional, otimizando investimentos, atraindo novas oportunidades comerciais e conferindo maior visibilidade para os atrativos do território”, explica o diretor de Assuntos Corporativos e Sustentabilidade da Anglo American, Ivan Simões.

Proposta da Anglo American irá direcionar políticas públicas

A mineradora divulgou que, com a assinatura do acordo, serão realizados trabalhos de potencialização do turismo regional, com o desenvolvimento de políticas públicas e parcerias com o setor privado voltadas para o fortalecimento dessa cadeia de valor.

“O corredor será responsável por interligar regionalmente projetos, rotas e circuitos de turismo já existentes, beneficiando todos os municípios participantes. Será uma grande experiência aos turistas que buscam conhecer a riqueza cultural, histórica e natural da região da Serra do Espinhaço”, comenta o prefeito de Conceição do Mato Dentro, José Fernando Aparecido de Oliveira.

“O projeto busca o desenvolvimento econômico e social da região, por meio de uma estrutura integrada e um planejamento que irá somar esforços de todos os municípios envolvidos neste corredor, em vista de um produto único, mas sem deixar de lado as especificidades locais”, afirma o prefeito de Jaboticatubas, Eneimar Marques. “Todos os municípios e distritos envolvidos neste corredor turístico terão a oportunidade de trocar boas experiências e trabalhar em conjunto”, completa o prefeito de Diamantina, Juscelino Brasiliano Roque.

Matérias Relacionadas

‘Festival Fartura Dona Lucinha’ agita cidades de Serro e Conceição do Mato Dentro

Entre os dias 20 e 28 de maio, o "Festival Fartura Dona Lucinha" chega...

‘Rodovia do Minério’: acordo entre MPMG e prefeituras pode tirar 1.500 carretas da BR–040

No primeiro semestre deste ano, o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) pretende finalizar...

“A Concessão Itabira Iron”: Livro relata a história da mineração em Itabira.

"A concessão Itabira Iron, a origem da Vale e os primórdios da mineração no...

“É impossível conduzir uma agência na situação que ela está” – diz AMIG sobre Agência Nacional de Mineração

A Associação dos Municípios Mineradores de Minas Gerais e do Brasil(AMIG) declarou apoio aos...

últimas Matérias

 Anglo Gold Ashanti tem vagas de estágio para níveis técnico e superior

Vagas se destinam tanto a atuações presenciais quanto híbridas, com carga horária diária de 6 horas; Inscrições podem ser feitas pela internet até 31 de agosto

 Ato em defesa da ANM – servidores protestam pela estruturação da Agência Nacional de Mineração

Servidores da Agência Nacional de Mineração estão com as atividades paralisadas como forma de...

 Funcionários dos Correios desistem de greve na véspera da Black Friday

Servidores cogitavam paralisação para reivindicar correções em Acordo Coletivo e melhores condições de trabalho, mas desistiram da ideia após terem pedidos considerados pelos Correios

‘AMM nas Micros’ chega em Conceição do Mato Dentro na próxima semana

A caravana do “AMM nas Micros” volta às estradas e desta vez o objetivo...