Painéis técnicos do CBMINA abordam temas estratégicos para a mineração

Publicado em

 

A partir desta terça-feira (12) até o próximo dia 14 de setembro o Instituto Brasileiro de Mineração (Ibram) promove, em Belo Horizonte, a 11ª Edição do Congresso Brasileiro de Mina a Céu Aberto e Mina Subterrânea (CBMINA). O evento tem a cobertura do CidadesMineradoras.com.br, em parceria com a MM Advocacia Minerária.

O fórum é um dos mais tradicionais acontecimentos do setor, organizado em parceria com o Departamento de Engenharia de Minas da Universidade (Demin) da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Saiba mais.

No primeiro dia, pela manhã, destaque para a realização dos painéis técnicos com especialistas de áreas relacionadas ao desenvolvimento de minas, como pesquisadores e representantes de mineradoras.

O painel “Declarações de Recursos e Reservas e o Título Minerário como garantia” destacou como o potencial mineral do Brasil, indicado pelo prévio conhecimento geológico, favorece um ambiente de investimentos e financiamentos para a pesquisa, mas apresenta gargalos na exploração mineral por ainda depender fortemente de capitais estrangeiros, dado o perfil de alto risco de a atividade ser incompatível com o perfil de investidores nacionais.

Moderado pela gerente de recursos minerais da Vale e membro do Conselho Diretor da Comissão Brasileira de Recursos e Reservas (CBRR), Raquel Queiroz, o trabalho também abordou o fato de que o Brasil ainda é conservador na gestão de sua economia, carente de políticas de incentivo fiscal para o setor, principalmente para empresas de exploração mineral.

O painel tratou como os processos de avaliação de recursos e reserva tem sido feitos no Brasil. O trabalho teve a participação de Beck Nader, Professor do Departamento de Engenharia de Minas da Escola de Engenharia da UFMG e Consultor Sênior da BNA Mining Solutions; de Cássia Gomi, Consultora / CBRR – RG Projetos Ambientais, CORE.S e GeoAnsata; José Ricardo Pisani, Presidente, CBRR; além de Roger Cabral, Diretor da Agência Nacional de Mineração (ANM).

Painel 2

Outro destaque da programação é o painel Minas Subterrâneas: A Evolução das Condições Operacionais e suas Influências nas Relações de Trabalho. Moderado pelo Coordenador de Projetos da Fundação Getúlio Vargas (FGV), Pedro Buck, o trabalho abordou como o Brasil está desatualizado em relação à jornada laboral em minas subterrâneas, objeto de legislação da década de 40 do século passado. Trata-se de um contexto tecnológico e social com cerca de 80 anos de desatualização.

“A falta de atualização das normas às novas tecnologias, ao papel da mulher na sociedade e às novas diretrizes constitucionais impactam e prejudicam o desenvolvimento da mineração brasileira, que perde competitividade em face de outros mercados produtores”, destaca a apresentação.

O painel demonstra as evoluções nas condições operacionais em minas subterrâneas no Brasil e as influências positivas nas relações de trabalho, destacando a necessidade de adequação das normas para aumento da competitividade da mineração brasileira.

Entre os participantes, Adriana Olivati Modesto, Gerente Jurídico Contencioso, Nexa Resources; André Cezar Zingano, Professor da Universidade Federdal do Rio Grande do Sul; Maria Lua Araújo Vieira, Psicóloga Ocupacional, Mineracão Caraíba S.A – Ero Copper; além de Márcio Zanuz, Diretor Técnico, Sindicato da Indústria da Extração de Carvão do Estande de Santa Catarina (SIECESC).

A programação completa da 11ª Edição do CBMINA está no link.

Matérias Relacionadas

“A Concessão Itabira Iron”: Livro relata a história da mineração em Itabira.

"A concessão Itabira Iron, a origem da Vale e os primórdios da mineração no...

“É impossível conduzir uma agência na situação que ela está” – diz AMIG sobre Agência Nacional de Mineração

A Associação dos Municípios Mineradores de Minas Gerais e do Brasil(AMIG) declarou apoio aos...

“Gente cuidando das águas” – projeto da Nexa é destaque em evento da ONU

O "Gente cuidando das águas" foi desenvolvido pela mineradora Nexa com apoio do Banco...

últimas Matérias

 Anglo Gold Ashanti tem vagas de estágio para níveis técnico e superior

Vagas se destinam tanto a atuações presenciais quanto híbridas, com carga horária diária de 6 horas; Inscrições podem ser feitas pela internet até 31 de agosto

 Ato em defesa da ANM – servidores protestam pela estruturação da Agência Nacional de Mineração

Servidores da Agência Nacional de Mineração estão com as atividades paralisadas como forma de...

 Funcionários dos Correios desistem de greve na véspera da Black Friday

Servidores cogitavam paralisação para reivindicar correções em Acordo Coletivo e melhores condições de trabalho, mas desistiram da ideia após terem pedidos considerados pelos Correios

‘AMM nas Micros’ chega em Conceição do Mato Dentro na próxima semana

A caravana do “AMM nas Micros” volta às estradas e desta vez o objetivo...