Boston Metal vai investir R$ 573 milhões em produção de aço verde em MG

Publicado em

A produção de aço será feita a partir do reaproveitamento de rejeitos minerários dispostos em barragens e terá a energia elétrica como matriz.

O Governo de Minas Gerais confirmou a instalação de uma planta de produção da empresa americana Boston Metal no município de Coronel Xavier Chaves, região do Campo das Vertentes, em Minas Gerais. O acordo foi firmado por meio de um protocolo assinado pela empresa e pelo governador do estado, Romeu Zema, em Boston, nos Estados Unidos.

content andrecruz imprensamg 8
Romeu Zema e Tadeu Carneiro assinam protocolo de inteções.

O investimento previsto para a planta industrial é de R$ 573 milhões. A unidade irá produzir aço verde a partir da extração de metais e ligas de rejeitos de minério, os quais estão dispostos nas barragens de mineração. A tecnologia a ser utilizada no processo produtivo do “aço verde” é a Eletrólise de Óxido Fundido (MOE, em inglês). Esta tecnologia utiliza a eletricidade como matriz energética e, por isso, poderá reduzir os impactos ambientais a emissão de gases poluentes, uma vez que não utiliza combustíveis fósseis. Segundo Itamar Resende, presidente da Boston Metal, Minas será pioneira nessa unidade e o modelo adotado terá um baixo impacto ambiental.

“Essa tecnologia dá a possibilidade de as siderurgias fabricarem ‘aços verdes’, com baixa pegada de carbono […] A planta industrial no Campo das Vertentes vai beneficiar os rejeitos de mineração de tântalo e nióbio, que são elementos com maior valor agregado. Mas o processo pode ser utilizado em resíduos de qualquer mineração. Certamente, este primeiro projeto da Boston Metal servirá de modelo para o mundo e incentivará outras parceiras para uso da tecnologia em outros locais” – destacou.

Nas redes sociais, o governador Romeu Zema celebrou o protocolo assinado e se posicionou de forma otimista em relação ao projeto.

“O que, no passado, era motivo de preocupação, terá uma finalidade com a nova tecnologia que a Boston Metal desenvolveu e que será implantada em Minas Gerais”, disse. Será uma oportunidade para a empresa “atuar por um longo período, retirando do meio ambiente o que se achava que não tinha valor” – afirmou.

Panorama atual

A construção da planta industrial no município de Coronel Xavier Chaves já foi iniciada, com inauguração prevista para o segundo semestre deste ano. A estimativa é de que a produção tenha início em 2024 e aumente, gradativamente, a escala de produção. De acordo com o CEO e Chairman da Boston Metal, Tadeu Carneiro, o projeto pode gerar cerca de mil empregos diretos e indiretos até o ano de 2026.

Saiba mais sobre o reaproveitamento de rejeitos da mineração em:

https://cidadesmineradoras.com.br/pl-que-preve-o-uso-de-rejeitos-de-mineracao-em-obras-publicas-tramita-em-minas-gerais/

https://cidadesmineradoras.com.br/producao-reaproveitamento-residuos-mineracao/

Matérias Relacionadas

“A Concessão Itabira Iron”: Livro relata a história da mineração em Itabira.

"A concessão Itabira Iron, a origem da Vale e os primórdios da mineração no...

“É impossível conduzir uma agência na situação que ela está” – diz AMIG sobre Agência Nacional de Mineração

A Associação dos Municípios Mineradores de Minas Gerais e do Brasil(AMIG) declarou apoio aos...

“Gente cuidando das águas” – projeto da Nexa é destaque em evento da ONU

O "Gente cuidando das águas" foi desenvolvido pela mineradora Nexa com apoio do Banco...

últimas Matérias

 Anglo Gold Ashanti tem vagas de estágio para níveis técnico e superior

Vagas se destinam tanto a atuações presenciais quanto híbridas, com carga horária diária de 6 horas; Inscrições podem ser feitas pela internet até 31 de agosto

 Ato em defesa da ANM – servidores protestam pela estruturação da Agência Nacional de Mineração

Servidores da Agência Nacional de Mineração estão com as atividades paralisadas como forma de...

 Funcionários dos Correios desistem de greve na véspera da Black Friday

Servidores cogitavam paralisação para reivindicar correções em Acordo Coletivo e melhores condições de trabalho, mas desistiram da ideia após terem pedidos considerados pelos Correios

‘AMM nas Micros’ chega em Conceição do Mato Dentro na próxima semana

A caravana do “AMM nas Micros” volta às estradas e desta vez o objetivo...