Saae diz não ter encontrado irregularidades após mortes de peixes no Manancial Pureza

Publicado em

Na noite de terça-feira (19), o Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae) de Itabira emitiu uma nota sobre as irregularidades no distrito industrial após mortes de peixes no Manancial Pureza.

Na nota, a empresa informou que, por volta de 23h, a Estação de Tratamento de Água (ETA) Pureza foi paralisada devido relatos de odor na água bruta. No momento, foi feita a análise da água bruta e tratada e constatado que todos os parâmetros estavam de acordo com Portaria GM/MS nº 888, de 4 de maio de 2021.

Foram então iniciados os protocolos para descarga na barreira de captação, o que teve continuidade até a manhã desta terça-feira (19).

Polícia Militar de Meio Ambiente e fiscais da Secretaria Municipal de Meio Ambiente ajudaram na investigação

Ao amanhecer, os operadores se depararam com peixes submersos na represa do Manancial Pureza. No entanto, esses peixes não entraram para a área de tratamento. Foi feita nova análise da água e inspecionados parâmetros como pH e demanda química de oxigênio (DQO). Não houve alteração desses parâmetros.

Segundo a nota do Saae, a Polícia Militar de Meio Ambiente e fiscais da Secretaria Municipal de Meio Ambiente foram acionados e procederam vistorias na área do Manancial Pureza e também procederam fiscalização no Distrito Industrial. No entanto, nenhuma irregularidade foi encontrada.

Uma das possibilidades para a morte dos peixes é o choque térmico, em função da mudança na temperatura da água no momento do temporal. As fortes chuvas também podem ter aumentado o número de matéria orgânica no manancial, diminuindo o oxigênio.

O Saae ressalta que não houve a distribuição de água para a população fora dos parâmetros permitidos pela Portaria GM/MS nº 888, de 4 de maio de 2021. As atividades da ETA no Manancial Pureza foram retomadas por volta das 12h desta terça-feira (19).

Relembre o caso da contaminação no Manancial Pureza

Moradores de bairros abastecidos pelo manancial da Pureza, em Itabira, fizeram diversas denúncias no mês de novembro sobre a condição da água. Além do cheiro ruim, os moradores também reclamavam do gosto ruim da água.

Na ocasião, o Saae recomendou aos moradores o descarte da água em caso de notarem alterações nas condições da água.

Portaria do Saae Itabira define critérios para clientes requerem ressarcimento por água contaminada

O Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae) de Itabira publicou a portaria definindo os critérios e condições para que consumidores requisitem as revisões de faturas e o ressarcimento de eventuais danos causados pelos problemas decorrentes da contaminação da água distribuída pela Estação de Tratamento de Água (ETA) Pureza.

Para realizar as solicitações, os clientes devem comparecer pessoalmente no Posto de Atendimento do Saae ou acessar o site www.saaeitabira.com.br. O serviço já está disponível.

Matérias Relacionadas

‘Festival Fartura Dona Lucinha’ agita cidades de Serro e Conceição do Mato Dentro

Entre os dias 20 e 28 de maio, o "Festival Fartura Dona Lucinha" chega...

‘Rodovia do Minério’: acordo entre MPMG e prefeituras pode tirar 1.500 carretas da BR–040

No primeiro semestre deste ano, o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) pretende finalizar...

“A Concessão Itabira Iron”: Livro relata a história da mineração em Itabira.

"A concessão Itabira Iron, a origem da Vale e os primórdios da mineração no...

“É impossível conduzir uma agência na situação que ela está” – diz AMIG sobre Agência Nacional de Mineração

A Associação dos Municípios Mineradores de Minas Gerais e do Brasil(AMIG) declarou apoio aos...

últimas Matérias

 Anglo Gold Ashanti tem vagas de estágio para níveis técnico e superior

Vagas se destinam tanto a atuações presenciais quanto híbridas, com carga horária diária de 6 horas; Inscrições podem ser feitas pela internet até 31 de agosto

 Ato em defesa da ANM – servidores protestam pela estruturação da Agência Nacional de Mineração

Servidores da Agência Nacional de Mineração estão com as atividades paralisadas como forma de...

 Funcionários dos Correios desistem de greve na véspera da Black Friday

Servidores cogitavam paralisação para reivindicar correções em Acordo Coletivo e melhores condições de trabalho, mas desistiram da ideia após terem pedidos considerados pelos Correios

‘AMM nas Micros’ chega em Conceição do Mato Dentro na próxima semana

A caravana do “AMM nas Micros” volta às estradas e desta vez o objetivo...