Com Codema inativo, Justiça proíbe Caeté de deliberar sobre meio ambiente no fim de 2023

Publicado em

 

Por conta da suspensão das atividades do Conselho Municipal de Defesa e Desenvolvimento do Meio Ambiente (Codema), a Justiça determinou que o município de Caeté se abstenha de realizar atos que possam causar danos ambientais, até a efetiva comprovação da retomada dos trabalhos do órgão. A decisão liminar, concedida nesta sexta-feira (15), atende a uma ação ajuizada pelo Ministério Público de Minas Gerais (MPMG)e impede o município de emitir atestados de conformidade ao Estado de Minas Gerais, empreendimentos minerários e à União.

A Promotoria de Justiça de Defesa do Meio Ambiente expediu Recomendação para que o município adotasse as medidas necessárias para reativação do órgão após tomar conhecimento da suspensão de suas atividades. “Como a prefeitura não demonstrou interesse no cumprimento da Recomendação, foi ajuizada Ação Civil Pública requerendo a retomada das atividades do Conselho e abstenção de atos que possam causar danos ambientais até que o órgão seja reativado, para garantir a participação popular”, diz o MPMG.

A promotora de Justiça Luciana Crawford requer, por meio da ação, a retomada das atividades do Codema, prorrogando o mandato dos integrantes para gestão provisória, até que se conclua o processo seletivo e as tramitações administrativas e legais para eleição do novo conselho. A promotoria também requer que “os atos administrativos já praticados, eivados de nulidade absoluta e inconstitucionalidade latente, sejam submetidos ao Codema para garantir a discussão, transparência, paridade e representatividade, de forma democrática; que o município se abstenha-se de realizar novos atos que possam causar danos ambientais, bem como emitir atestados de conformidade ao Estado de Minas Gerais, empreendimentos minerários, União, até a comprovação da retomada das atividades do Codema”, descreve a ação do MPMG.

Codema é responsável por política de meio ambiente

Em Caeté, conforme prevê a Lei Municipal nº 2.460/2006, compete ao Codema, além de outras atribuições, “propor diretrizes para a política municipal de meio ambiente e desenvolvimento sustentável, respeitadas as competências da União e do Estado; subsidiar o Ministério Público da comarca, no âmbito de sua Curadoria do Meio Ambiente e nos limites da circunscrição municipal”;

Outra atribuição importante do órgão é acompanhar e controlar as atividades degradadoras e poluidoras, a fim de compatibilizar o desenvolvimento das atividades com as normas e padrões ambientais vigentes, além de propor ao Executivo Municipal a instituição de unidades de conservação, “visando a proteção de sítios de beleza cênica excepcional, dos mananciais e áreas representativas de ecossistemas destinados à realização de estudos e pesquisas ambientais”.

Além de abrigar a Serra da Piedade (foto) e um rico patrimônio natural em seu território, Caeté também tem importantes registros de história natural. No município foi descoberto, recentemente, um sítio arqueológico de grande valor: uma paleotoca que registra a presença de preguiças gigantes.

O bem natural está justamente em área de mineração, explorada pela Vale. O MPMG também precisou interferir para que o sítio fosse preservado. Saiba mais.

Matérias Relacionadas

‘Festival Fartura Dona Lucinha’ agita cidades de Serro e Conceição do Mato Dentro

Entre os dias 20 e 28 de maio, o "Festival Fartura Dona Lucinha" chega...

‘Rodovia do Minério’: acordo entre MPMG e prefeituras pode tirar 1.500 carretas da BR–040

No primeiro semestre deste ano, o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) pretende finalizar...

“A Concessão Itabira Iron”: Livro relata a história da mineração em Itabira.

"A concessão Itabira Iron, a origem da Vale e os primórdios da mineração no...

“É impossível conduzir uma agência na situação que ela está” – diz AMIG sobre Agência Nacional de Mineração

A Associação dos Municípios Mineradores de Minas Gerais e do Brasil(AMIG) declarou apoio aos...

últimas Matérias

 Anglo Gold Ashanti tem vagas de estágio para níveis técnico e superior

Vagas se destinam tanto a atuações presenciais quanto híbridas, com carga horária diária de 6 horas; Inscrições podem ser feitas pela internet até 31 de agosto

 Ato em defesa da ANM – servidores protestam pela estruturação da Agência Nacional de Mineração

Servidores da Agência Nacional de Mineração estão com as atividades paralisadas como forma de...

 Funcionários dos Correios desistem de greve na véspera da Black Friday

Servidores cogitavam paralisação para reivindicar correções em Acordo Coletivo e melhores condições de trabalho, mas desistiram da ideia após terem pedidos considerados pelos Correios

‘AMM nas Micros’ chega em Conceição do Mato Dentro na próxima semana

A caravana do “AMM nas Micros” volta às estradas e desta vez o objetivo...