Chefe da máfia siciliana Matteo Messina Denaro morre na Itália

Publicado em

O chefe da máfia siciliana Matteo Messina Denaro, que foi capturado em janeiro após três décadas de fuga, morreu num hospital no centro de Itália, segundo as autoridades de L’Aquila.

Messina Denaro, 61 anos, que vinha lutando contra um câncer de cólon, recebeu tratamento enquanto fugia, decisão que atraiu a atenção das autoridades, que o detiveram em uma clínica em Palermo. Ele estava recebendo tratamento na prisão de segurança máxima de L’Aquila, mas como seu estado piorou, o condenado foi transferido para o hospital no mês passado.

Ele foi condenado pelos tribunais por ter participado do assassinato do juiz Giovanni Falcone, em 1992, e por realizar ataques mortais em Roma, Florença e Milão, em 1993. Além disso, foi condenado a seis penas de prisão perpétua, incluindo uma pelo sequestro e posterior assassinato do filho de 12 anos de uma testemunha no caso Falcone.

Saiba mais sobre a fuga e prisão de Matteo Messina Denaro

Messina Denaro desapareceu no verão de 1993 e passou os 30 anos seguintes em fuga enquanto o governo italiano reprimia a máfia siciliana.

No entanto, ele permaneceu no topo da lista dos mais procurados da Itália e acabou se tornando uma figura criminosa lendária. Em 16 de janeiro de 2023, ele foi preso enquanto visitava uma clínica e recebeu tratamento sob identidade falsa.

Embora a sua prisão tenha trazido algum alívio às suas vítimas, o chefe da máfia permaneceu em silêncio. Durante entrevista sob custódia, Messina Denaro chegou a negar ser membro da Máfia.

Segundo o Corriere della Sera, o enterro deveria ocorrer no túmulo da família local ao lado de seu pai, Don Ciccio. Don Ciccio também era o líder de um clã local. Há rumores de que ele morreu de ataque cardíaco enquanto fugia e seu corpo foi deixado em um campo para ser vestido para um funeral.

Matérias Relacionadas

“A Concessão Itabira Iron”: Livro relata a história da mineração em Itabira.

"A concessão Itabira Iron, a origem da Vale e os primórdios da mineração no...

“É impossível conduzir uma agência na situação que ela está” – diz AMIG sobre Agência Nacional de Mineração

A Associação dos Municípios Mineradores de Minas Gerais e do Brasil(AMIG) declarou apoio aos...

“Gente cuidando das águas” – projeto da Nexa é destaque em evento da ONU

O "Gente cuidando das águas" foi desenvolvido pela mineradora Nexa com apoio do Banco...

últimas Matérias

 Anglo Gold Ashanti tem vagas de estágio para níveis técnico e superior

Vagas se destinam tanto a atuações presenciais quanto híbridas, com carga horária diária de 6 horas; Inscrições podem ser feitas pela internet até 31 de agosto

 Ato em defesa da ANM – servidores protestam pela estruturação da Agência Nacional de Mineração

Servidores da Agência Nacional de Mineração estão com as atividades paralisadas como forma de...

 Funcionários dos Correios desistem de greve na véspera da Black Friday

Servidores cogitavam paralisação para reivindicar correções em Acordo Coletivo e melhores condições de trabalho, mas desistiram da ideia após terem pedidos considerados pelos Correios

‘AMM nas Micros’ chega em Conceição do Mato Dentro na próxima semana

A caravana do “AMM nas Micros” volta às estradas e desta vez o objetivo...