História e Tradição: Catas Altas

Publicado em

Localizada no interior de Minas Gerais, Catas Altas possui uma enorme riqueza histórica e natural. Leia a matéria a seguir e conheça um pouco mais sobre a história e tradição do município.

De acordo com o censo demográfico realizado pelo IBGE em 2021, o município de Catas Altas possui 5.465 habitantes. Sua história teve início no final do século XVII, por volta do ano de 1694, quando exploradores descobriram as minas de ouro presentes na região. De acordo com a tradição popular, o arraial que deu início a Catas Altas foi fundado em 1703. Na época, a palavra “catas” significava “garimpo”. Desse modo, o nome “catas altas” faz referência ao garimpo das minas de ouro localizadas no alto da serra. O município já pertenceu à Santa Bárbara e foi emancipado politicamente em dezembro de 1995 pela lei n° 12.030.

Turismo

Catas Altas é uma das cidades de destaque no turismo mineiro. Rodeado pela Serra do Caraça, o centro histórico do século XVIII foi tombado como Patrimônio Histórico Cultural e possui várias construções históricas.

A Igreja Matriz de Nossa Senhora da Conceição do século XIII possui obras de Aleijadinho, Ataíde e Francisco Vieira Servas. Considerada uma das mais belas igrejas de Minas Gerais, a obra representa religiosidade do município.

n s conceicao
Igreja Matriz de Nossa Senhora da Conceição. Foto: reprodução | prefeitura municipal

A Capela de Santa Quitéria também é datada da segunda metade do século XVIII. A capela foi construída no alto de uma colina por Paulo de Araújo de Aguiar, com adesão da comunidade no ano de 1728.

s quiteria
Capela de Santa Quitéria. Foto: reprodução | prefeitura municipal

A capela do Senhor do Bonfim foi construída por escravos em meados de 1786. Localizada no distrito do Morro D’Água Quente, a obra possui estilo barroco e é estruturada em barro e pedra.

ECD11B8E ACA2 EC3C D765 D3AD0E0EBAAA
Capela de Senhor do Bonfim. Foto: reprodução | prefeitura municipal

Além da riqueza histórica, Catas Altas tem um enorme potencial ecoturístico. Os principais atrativos são as cachoeiras e o Bicame de Pedra.

Aqueduto Bicame de Pedra
Aqueduto Bicame de Pedra. Foto: reprodução | prefeitura municipal
Cachoeira da Santa em Catas Altas Minas Gerais
Cachoeira da Santa. Foto: reprodução | prefeitura municipal
Catas Altas e Mineração

As principais atividades econômicas do município são o turismo e a mineração. A extração e o beneficiamento do minério de ferro correspondem a 55% do PIB de Catas Altas. Embora a atividade mineradora tenha grande importância socioeconômica, existe uma forte mobilização social contra a mineração no município em função dos riscos e impactos ambientais causados pela atividade. Atualmente, as principais mineradoras que operam na região são a Ônix Mineração e a Valemix.

 

Matérias Relacionadas

“A Concessão Itabira Iron”: Livro relata a história da mineração em Itabira.

"A concessão Itabira Iron, a origem da Vale e os primórdios da mineração no...

“É impossível conduzir uma agência na situação que ela está” – diz AMIG sobre Agência Nacional de Mineração

A Associação dos Municípios Mineradores de Minas Gerais e do Brasil(AMIG) declarou apoio aos...

“Gente cuidando das águas” – projeto da Nexa é destaque em evento da ONU

O "Gente cuidando das águas" foi desenvolvido pela mineradora Nexa com apoio do Banco...

últimas Matérias

 Anglo Gold Ashanti tem vagas de estágio para níveis técnico e superior

Vagas se destinam tanto a atuações presenciais quanto híbridas, com carga horária diária de 6 horas; Inscrições podem ser feitas pela internet até 31 de agosto

 Ato em defesa da ANM – servidores protestam pela estruturação da Agência Nacional de Mineração

Servidores da Agência Nacional de Mineração estão com as atividades paralisadas como forma de...

 Funcionários dos Correios desistem de greve na véspera da Black Friday

Servidores cogitavam paralisação para reivindicar correções em Acordo Coletivo e melhores condições de trabalho, mas desistiram da ideia após terem pedidos considerados pelos Correios

‘AMM nas Micros’ chega em Conceição do Mato Dentro na próxima semana

A caravana do “AMM nas Micros” volta às estradas e desta vez o objetivo...