V Encontro Nacional de Municípios Mineradores da Amig é aberto com nova cobrança por estruturação da ANM

Publicado em

 

A Associação dos Municípios Mineradores de Minas Gerais e do Brasil (Amig) abriu nesta terça feira (19) os trabalhos no V Econtro Nacional de Municípios Mineradores. O evento, realizado no auditório do Tribunal de Contas do Estado (TCE), em Belo Horizonte, reúne representes de entidades, profissionais, pesquisadores e stakeholders da mineração inscritos com o objetivo de promover a troca de informações e qualificar os participantes sobre os temas de maior relevância do segmento.

“Vamos discutir licenciamentos ambientais e aquilo que realmente importa, que é a sustentabilidade, a segurança e a diversificação econômica, uma vez que minério não dá duas safras”, resume o presidente da Amig, José Fernando Aparecido de Oliveira.

O primeiro painel do evento foi ministrado pelo Consultor de Relações Institucionais da Amig, Waldir Salvador. O nome do painel, “A Realidade dos Municípios Mineradores do Brasil no Contexto da Atividade da Mineração”, já sugere o mote da abordagem. Em síntese, a apresentação traçou um panorama do cenário da mineração no país, principalmente a partir da perspectiva sobre como a União deixou de assumir o seu papel de planejadora e executora das políticas que ditam o rumo da atividade de exploração mineral no país, deixando as empresas que atuam no segmento se autorregularem, o que traz inúmeros danos para a sociedade.

Evento destacou que sucateamento da agência reguladora da mineração provoca danos aos municípios e a toda sociedade; Programação segue até esta quarta-feira, em Belo Horizonte
Consultor de Relações Institucionais da Amig, Waldir Salvador critica Estado brasileiro por não assumir historicamente seu papel de agente promotor e regulador da mineração

Salvador critica o fato de a fiscalização do setor minerário estar historicamente sendo negligenciada pelo Governo Federal, uma vez que caberia à Agência Nacional de Mineração (ANM) regular o setor. O órgão, que atravessa uma gravíssima crise, jamais funcionou como deveria, desde a sua criação em substituição ao antigo Departamento de Produção Mineral (DNPM), que já havia sido condenado à extinção por estar “nocauteado”, conforme classificou Salvador.

“A União é proprietária dos recursos minerais, é responsável pela outorga minerária, tem direito originário a parte da Cfem, aqueles 10% que o governo surrupia, para não falar outra palavra, desde que a Agência Nacional de Mineração foi criada. É dinheiro que vai para outra coisa, vai para o Tesouro, mas na agência ele não chega. De vez em quando acompanhamos esse discurso de que precisamos reestruturar a agência. Mas ela foi estruturada algum dia? Ela nunca foi estruturada, é natimorta desde 5 de dezembro de 2018. Ela não cumpre seu papel”, comenta o consultor da Amig.

Prejuízo bilionário

Baseada em dados do Tribunal de Contas da União (TCU), a AMIG estima que os entes deixaram de arrecadar mais de R$ 20 bilhões em Cfem, por conta do sucateamento da ANM, em greve desde o final de maio.

Esse e outros assuntos continuam na pauta do evento, que tem a cobertura do CidadesMineradoras.com.br, em parceria com a MM Advocacia Minerária. O V Encontro Nacional de Mineração segue com atividades nesta quarta-feira. A programação completa está no site da Amig.

Matérias Relacionadas

“A Concessão Itabira Iron”: Livro relata a história da mineração em Itabira.

"A concessão Itabira Iron, a origem da Vale e os primórdios da mineração no...

“É impossível conduzir uma agência na situação que ela está” – diz AMIG sobre Agência Nacional de Mineração

A Associação dos Municípios Mineradores de Minas Gerais e do Brasil(AMIG) declarou apoio aos...

“Gente cuidando das águas” – projeto da Nexa é destaque em evento da ONU

O "Gente cuidando das águas" foi desenvolvido pela mineradora Nexa com apoio do Banco...

últimas Matérias

 Anglo Gold Ashanti tem vagas de estágio para níveis técnico e superior

Vagas se destinam tanto a atuações presenciais quanto híbridas, com carga horária diária de 6 horas; Inscrições podem ser feitas pela internet até 31 de agosto

 Ato em defesa da ANM – servidores protestam pela estruturação da Agência Nacional de Mineração

Servidores da Agência Nacional de Mineração estão com as atividades paralisadas como forma de...

 Funcionários dos Correios desistem de greve na véspera da Black Friday

Servidores cogitavam paralisação para reivindicar correções em Acordo Coletivo e melhores condições de trabalho, mas desistiram da ideia após terem pedidos considerados pelos Correios

‘AMM nas Micros’ chega em Conceição do Mato Dentro na próxima semana

A caravana do “AMM nas Micros” volta às estradas e desta vez o objetivo...