Unesco reconhece projeto de recuperação de nascentes da Anglo American

Publicado em

A iniciativa é realizada na cabeceira do Rio Santo Antônio, em Conceição do Mato Dentro (MG) e faz parte do Plano de Mineração Sustentável da Anglo American.

A Anglo American recebeu reconhecimento da Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (Unesco) pela iniciativa de recuperação de nascentes da cabeceira do Rio Santo Antônio. O projeto teve início em 2020 e é realizado por meio de uma parceria com o Instituto Espinhaço. A partir do reconhecimento, a iniciativa será incluída em plataformas de divulgação da Unesco como projeto demonstrativo de Eco-hidrologia e poderá ser acessada no mundo inteiro.

O objetivo do projeto é a recuperação de 23 nascentes degradas na Cabeceira do Rio Santo Antônio, pertencente à bacia do Rio Doce. Com conclusão prevista para este ano, o projeto atua em Áreas de Preservação Permanente (APP’s) e conta com o apoio de proprietários rurais para monitoramento da vegetação, plantio de plantas nativas e cercamento de terrenos. Além disso, o projeto prevê treinamentos de educação ambiental e o desenvolvimento de uma rede de lideranças locais.

A Anglo American afirma que um dos objetivos do projeto é incentivar atividades espontâneas que favoreçam o meio ambiente. A recuperação dessas áreas tem o intuito de reforçar a prestação de serviços ecossistêmicos benéficos para toda a sociedade, como aumento da produção e melhoria na qualidade da água. Com esta parceria entre diferentes agentes do território, buscamos também uma conscientização ambiental para que mais pessoas com nascentes em suas propriedades se motivem a recuperá-las, de forma voluntária” – destaca o engenheiro de Meio Ambiente da empresa, Luiz Gustavo Dias.

De acordo com o gerente de Meio Ambiente da Anglo American, Tiago Alves, o projeto reforça a importância de parcerias entre diferentes setores para a sustentabilidade na mineração. “Este projeto reforça a importância de parcerias entre setor privado, instituições sem fins lucrativos e demais organizações para a jornada de sustentabilidade da indústria mineral. O reconhecimento da Unesco, comemorado por nós na semana do Dia Mundial da Água, mostra que estamos no caminho certo para o desenvolvimento de um meio ambiente cada vez mais saudável” – ressalta.

Para saber mais sobre o projeto, acesse: https://cidadesmineradoras.com.br/anglo-american-e-projeto-de-recuperacao-de-nascentes/

 

 

 

 

Matérias Relacionadas

“A Concessão Itabira Iron”: Livro relata a história da mineração em Itabira.

"A concessão Itabira Iron, a origem da Vale e os primórdios da mineração no...

“É impossível conduzir uma agência na situação que ela está” – diz AMIG sobre Agência Nacional de Mineração

A Associação dos Municípios Mineradores de Minas Gerais e do Brasil(AMIG) declarou apoio aos...

“Gente cuidando das águas” – projeto da Nexa é destaque em evento da ONU

O "Gente cuidando das águas" foi desenvolvido pela mineradora Nexa com apoio do Banco...

últimas Matérias

 Anglo Gold Ashanti tem vagas de estágio para níveis técnico e superior

Vagas se destinam tanto a atuações presenciais quanto híbridas, com carga horária diária de 6 horas; Inscrições podem ser feitas pela internet até 31 de agosto

 Ato em defesa da ANM – servidores protestam pela estruturação da Agência Nacional de Mineração

Servidores da Agência Nacional de Mineração estão com as atividades paralisadas como forma de...

 Funcionários dos Correios desistem de greve na véspera da Black Friday

Servidores cogitavam paralisação para reivindicar correções em Acordo Coletivo e melhores condições de trabalho, mas desistiram da ideia após terem pedidos considerados pelos Correios

‘AMM nas Micros’ chega em Conceição do Mato Dentro na próxima semana

A caravana do “AMM nas Micros” volta às estradas e desta vez o objetivo...