Ouro no Brasil: contexto histórico e cenário atual

Publicado em

Conhecido pela sua beleza e sucesso na indústria joalheira, o ouro é símbolo de poder e riqueza desde o seu descobrimento. Caracterizado por alta densidade e resistência, ele é um metal nobre muito utilizado na produção de joias e artefatos de luxo.

No Brasil, o ouro tem um capítulo muito importante na história. Em meados do século XVII, no período de colonização portuguesa, o declínio da economia açucareira motivou a exploração de metais preciosos. As principais regiões exploradas foram Minas Gerais, Goiás e Mato Grosso.

O “Ciclo do Ouro” durou do século XVII ao século XVIII e foi marcado pela interiorização do território brasileiro e pelo sangue dos escravos indígenas e africanos. A ação dos bandeirantes e o comércio foram aumentando ao longo do tempo nas regiões das minas e a “Corrida pelo Ouro” motivou diversas expedições e conflitos, como a Inconfidência Mineira de 1789.

Ciclo do ouro
Ilustração “O Ciclo do Ouro” – Reprodução

Quando falamos sobre a produção e comercialização do ouro, é importante ressaltar que o Brasil já foi o maior produtor e exportador de ouro do mundo. O garimpo realizado nas minas e nos leitos dos rios, chamados aluviões, garantiram enorme riqueza à coroa portuguesa. 

Posteriormente, nos anos 80, o garimpo da Serra Pelada aumentou de forma significativa a produção e o valor do ouro.

O ouro no Brasil hoje

Apesar da atual dificuldade de exploração e certa escassez do metal, o panorama atual do mercado do ouro no Brasil, ainda apresenta destaque. Segundo relatório do Instituto Brasileiro de Mineração, o IBRAM, o Brasil faturou 27 milhões de reais. Esse número representa 8% de todo faturamento do setor de mineração. As grandes empresas mineradoras estão constantemente investindo em projetos de pesquisa geológica, mineral e tecnológica com o objetivo de mapear pontos de extração e produção do ouro. Alguns desses projetos já estão em andamento no Rio Grande do Norte.

Matérias Relacionadas

“A Concessão Itabira Iron”: Livro relata a história da mineração em Itabira.

"A concessão Itabira Iron, a origem da Vale e os primórdios da mineração no...

“É impossível conduzir uma agência na situação que ela está” – diz AMIG sobre Agência Nacional de Mineração

A Associação dos Municípios Mineradores de Minas Gerais e do Brasil(AMIG) declarou apoio aos...

“Gente cuidando das águas” – projeto da Nexa é destaque em evento da ONU

O "Gente cuidando das águas" foi desenvolvido pela mineradora Nexa com apoio do Banco...

últimas Matérias

 Anglo Gold Ashanti tem vagas de estágio para níveis técnico e superior

Vagas se destinam tanto a atuações presenciais quanto híbridas, com carga horária diária de 6 horas; Inscrições podem ser feitas pela internet até 31 de agosto

 Ato em defesa da ANM – servidores protestam pela estruturação da Agência Nacional de Mineração

Servidores da Agência Nacional de Mineração estão com as atividades paralisadas como forma de...

 Funcionários dos Correios desistem de greve na véspera da Black Friday

Servidores cogitavam paralisação para reivindicar correções em Acordo Coletivo e melhores condições de trabalho, mas desistiram da ideia após terem pedidos considerados pelos Correios

‘AMM nas Micros’ chega em Conceição do Mato Dentro na próxima semana

A caravana do “AMM nas Micros” volta às estradas e desta vez o objetivo...