Gerdau firma compromisso para recuperação de áreas impactadas em Ouro Branco

Publicado em

 

A Gerdau Açominas S/A, uma das maiores produtores de aço do mundo, firmou com o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) um Termo de Compromisso com o objetivo de regularização e recuperação ambiental de áreas impactadas. O acordo considera impactos pelo lançamento de efluentes no empreendimento em Ouro Branco, na Região Central de Minas Gerais.

A Promotoria de Justiça do município assinou o termo por meio do Centro de Apoio Operacional das Promotorias de Justiça de Defesa do Meio Ambiente (Caoma) e da Coordenadoria Estadual de Meio Ambiente e Mineração (Cema), no bojo do Inquérito Civil nº MPMG-0459.22.000175-2. O inquérito foi instaurado após recebimento a Promotoria de Justiça ser comunicada do Auto de Infração lavrado por contada de desconformidades quanto aos limites de lançamentos de efluentes pela empresa.

De acordo com o MPMG, após a instauração do procedimento, foi possível se chegar a uma solução consensual: a Gerdau se comprometeu a realizar e comprovar o registro de suas propriedades no Cadastro Ambiental Rural; elaborar diagnóstico técnico de todas as áreas objeto de lançamento de efluentes, identificando as áreas em que há necessidade de recuperação; recuperar as áreas identificadas como degradadas; elaborar diagnóstico técnico acerca das fontes e sistemas de lançamento e monitoramento de efluentes sanitários ou industriais, líquidos ou atmosféricos, existentes no empreendimento; e realizar pagamento de medida compensatória no valor de R$ 5 milhões.

Valor pago pela Gerdau financiará projetos ambientais

Ainda de acordo com o MPMG, o valor relativo à medida compensatória será destinado a projetos voltados à tutela do meio ambiente. O enfoque será em ações desenvolvidas em Ouro Branco e região.

Conforme informado pelo promotor de Justiça, Pedro Henrique Pereira Corrêa, e pelo coordenador estadual de Meio Ambiente e Mineração, Lucas Marques Trindade, os projetos serão selecionados por meio de chamadas na Plataforma Semente. Os interessados devem acompanhar a divulgação das chamadas para inscrever seus projetos.

Matérias Relacionadas

‘Festival Fartura Dona Lucinha’ agita cidades de Serro e Conceição do Mato Dentro

Entre os dias 20 e 28 de maio, o "Festival Fartura Dona Lucinha" chega...

‘Rodovia do Minério’: acordo entre MPMG e prefeituras pode tirar 1.500 carretas da BR–040

No primeiro semestre deste ano, o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) pretende finalizar...

“A Concessão Itabira Iron”: Livro relata a história da mineração em Itabira.

"A concessão Itabira Iron, a origem da Vale e os primórdios da mineração no...

“É impossível conduzir uma agência na situação que ela está” – diz AMIG sobre Agência Nacional de Mineração

A Associação dos Municípios Mineradores de Minas Gerais e do Brasil(AMIG) declarou apoio aos...

últimas Matérias

 Anglo Gold Ashanti tem vagas de estágio para níveis técnico e superior

Vagas se destinam tanto a atuações presenciais quanto híbridas, com carga horária diária de 6 horas; Inscrições podem ser feitas pela internet até 31 de agosto

 Ato em defesa da ANM – servidores protestam pela estruturação da Agência Nacional de Mineração

Servidores da Agência Nacional de Mineração estão com as atividades paralisadas como forma de...

 Funcionários dos Correios desistem de greve na véspera da Black Friday

Servidores cogitavam paralisação para reivindicar correções em Acordo Coletivo e melhores condições de trabalho, mas desistiram da ideia após terem pedidos considerados pelos Correios

‘AMM nas Micros’ chega em Conceição do Mato Dentro na próxima semana

A caravana do “AMM nas Micros” volta às estradas e desta vez o objetivo...