ANM aprova norma que pretende combater a lavagem de dinheiro na mineração

Publicado em

A nova norma foi aprovada nesta quarta-feira (22) durante a 48° Reunião Ordinária Pública da Diretoria Colegiada.

Desde 2019, Agência Nacional de Mineração (ANM) participa de reuniões da Estratégia Nacional de Combate à corrupção e à Lavagem de Dinheiro (ENCCLA). Após a última Reunião Ordinária Pública, a agência aprovou a norma que visa combater a lavagem de dinheiro que utiliza pedras e metais preciosos. O principal objetivo da norma aprovada é estabelecer novas ferramentas para que a ANM e os demais órgãos fiscalizadores possam, efetivamente, combater e controlar a lavagem de dinheiro utilizando essas pedras. Além disso, a norma pretende prevenir ações ilícitas no setor mineral por meio das novas políticas a serem adotadas.

De acordo com a ANM, a medida irá reforçar a rigidez nos cadastros, registros e recolhimento de informações. A norma se encaixa em vários projetos contra a lavra ilegal que estão em desenvolvimento na ANM. De acordo com a Resolução n°103/2022, a aquisição de bens minerais deve decorrer da Permissão de Lavra Garimpeira e estar cadastrada no banco de dados da ANM.

As empresas consideradas de médio e grande porte, ou seja, que faturam mais de R$16.800.00,00 por ano) deverão manter a política formulada de forma proporcional para garantir o cumprimento dos seus deveres como membros do Sistema de Prevenção e Combate à Lavagem de Dinheiro e ao Financiamento do Terrorismo e da Proliferação de Armas de Destruição em Massa (PLD/FTP). Na prática, essas empresas deverão capacitar os funcionários e verificar constantemente o cumprimento das diretrizes da norma.

Além de aprovar a norma, a ANM assinou um Acordo de Cooperação Técnica com a Polícia Federal, o qual propões ações fiscalizadoras específicas e de combate à lavra ilegal.

Matérias Relacionadas

“A Concessão Itabira Iron”: Livro relata a história da mineração em Itabira.

"A concessão Itabira Iron, a origem da Vale e os primórdios da mineração no...

“É impossível conduzir uma agência na situação que ela está” – diz AMIG sobre Agência Nacional de Mineração

A Associação dos Municípios Mineradores de Minas Gerais e do Brasil(AMIG) declarou apoio aos...

“Gente cuidando das águas” – projeto da Nexa é destaque em evento da ONU

O "Gente cuidando das águas" foi desenvolvido pela mineradora Nexa com apoio do Banco...

últimas Matérias

 Anglo Gold Ashanti tem vagas de estágio para níveis técnico e superior

Vagas se destinam tanto a atuações presenciais quanto híbridas, com carga horária diária de 6 horas; Inscrições podem ser feitas pela internet até 31 de agosto

 Ato em defesa da ANM – servidores protestam pela estruturação da Agência Nacional de Mineração

Servidores da Agência Nacional de Mineração estão com as atividades paralisadas como forma de...

 Funcionários dos Correios desistem de greve na véspera da Black Friday

Servidores cogitavam paralisação para reivindicar correções em Acordo Coletivo e melhores condições de trabalho, mas desistiram da ideia após terem pedidos considerados pelos Correios

‘AMM nas Micros’ chega em Conceição do Mato Dentro na próxima semana

A caravana do “AMM nas Micros” volta às estradas e desta vez o objetivo...