Minério de ferro deve fechar 2023 em alta e com grandes expectativas no mercado chinês

Publicado em

 

Os contratos futuros do minério de ferro registraram alta nesta terça-feira (26), diante de um cenário favorável à exportação ao mercado chinês. Os resultados foram impulsionados pela expectativa de medidas de estímulo à economia chinesa e de uma demanda robusta pela matéria-prima brasileira.

O minério de ferro de maio mais negociado na Dalian Commodity Exchange da China subiu 1,3% após uma leve queda na sessão anterior, para 980,5 iuanes (137,22 dólares) por tonelada métrica, segundo levantamento da Agência Reuters.

Na Bolsa de Cingapura, a referência de minério de ferro para janeiro subiu 1,2%, a 138,7 dólares por tonelada, recuperando-se pela terceira sessão consecutiva, ainda conforme dados da Reuters.

O governo China anunciou no último sábado (23) ter identificado um segundo lote de projetos de investimento público sob um plano de emissão de títulos e investimento anunciado em outubro para impulsionar a economia. Cinco dos maiores bancos estatais da China reduziram as taxas de juros de alguns depósitos na sexta-feira, permitindo uma perspectiva de redução dos custos de empréstimos em um momento em que o governo está pedindo aos bancos que apoiem a economia, conforme apurou a Reuters.

Demanda por minério de ferro deve crescer mais 

Analistas esperam aumento na demanda por minério de ferro nas próximas semanas. As siderúrgicas chinesas reabastecem as matérias-primas para manter as necessidades de produção durante o feriado do Ano Novo Lunar. Algumas cidades do norte da China, incluindo o centro de produção de aço Tangshan, anunciaram planos para iniciar respostas de emergência, citando a piora da poluição do ar.

As siderúrgicas locais são obrigadas a reduzir a produção nessas condições. A situação afeta a demanda por matérias-primas para a fabricação de aço e sustenta os preços dos produtos siderúrgicos. As informações são da Agência Reuters.

Matérias Relacionadas

‘Festival Fartura Dona Lucinha’ agita cidades de Serro e Conceição do Mato Dentro

Entre os dias 20 e 28 de maio, o "Festival Fartura Dona Lucinha" chega...

‘Rodovia do Minério’: acordo entre MPMG e prefeituras pode tirar 1.500 carretas da BR–040

No primeiro semestre deste ano, o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) pretende finalizar...

“A Concessão Itabira Iron”: Livro relata a história da mineração em Itabira.

"A concessão Itabira Iron, a origem da Vale e os primórdios da mineração no...

“É impossível conduzir uma agência na situação que ela está” – diz AMIG sobre Agência Nacional de Mineração

A Associação dos Municípios Mineradores de Minas Gerais e do Brasil(AMIG) declarou apoio aos...

últimas Matérias

 Anglo Gold Ashanti tem vagas de estágio para níveis técnico e superior

Vagas se destinam tanto a atuações presenciais quanto híbridas, com carga horária diária de 6 horas; Inscrições podem ser feitas pela internet até 31 de agosto

 Ato em defesa da ANM – servidores protestam pela estruturação da Agência Nacional de Mineração

Servidores da Agência Nacional de Mineração estão com as atividades paralisadas como forma de...

 Funcionários dos Correios desistem de greve na véspera da Black Friday

Servidores cogitavam paralisação para reivindicar correções em Acordo Coletivo e melhores condições de trabalho, mas desistiram da ideia após terem pedidos considerados pelos Correios

‘AMM nas Micros’ chega em Conceição do Mato Dentro na próxima semana

A caravana do “AMM nas Micros” volta às estradas e desta vez o objetivo...