Mineração Serra Verde recebe investimento de U$150 milhões para o Projeto de Terras Raras em Goiás

Publicado em

O “Projeto Terras Raras” da Mineração Serra Verde é um programa de mineração e processamento de ETR’s (Elementos de Terras Raras) de Argila Iônica em Minaçu, Goiás. 

Iniciado em 2018, após obter todas as licenças necessárias, o Projeto Terras Raras tem capacidade produtiva estimada em 7 mil toneladas por ano. A empresa pretende produzir um conjunto mineral de alto valor em ETR’s incluindo térbio, disprósio, neodímio e praseodímio.

Reproducao Noticias de Mineracao Brasil
Infraestrutura do Projeto Terras Raras da Mineração Serra Verde, em Goiás. Imagem: Reprodução | Notícias de Mineração Brasil 

De acordo com a Mineração Serra Verde, a exploração de Terras Raras é muito importante para a transição energética do mercado, ou seja, a utilização dos elementos explorados no projeto contribuirão com iniciativas de energia limpas e sustentáveis, como a produção de veículos elétricos e turbinas eólicas. De acordo com o futuro presidente da empresa, Mick Davis, há um crescimento na demanda por terras raras e uma necessidade de fontes de energia alternativas e sustentáveis.

“Esta é uma oportunidade atraente para permitir a transição de energia sustentável e fornecer uma nova fonte de produção em larga escala de REEs pesados ​​e leves fora da Ásia, que são utilizados hoje na fabricação de 90% de todos os ímãs permanentes. O crescimento robusto na demanda por essas terras raras, impulsionado por aplicações de energia renovável e um desejo por fontes alternativas de abastecimento, corrobora nossa visão de uma perspectiva muito positiva para o produto Serra Verde”

O investimento de 150 milhões de dólares foi feito pela Energy and Minerals Group (EMG) e pela Vision Blue Resources (VBR). De acordo com a Denham Capital, empresa que controla a Mineração Serra Verde, os recursos injetados são suficientes para financiar o desenvolvimento do projeto até a produção e geração do fluxo de caixa previsto para o segundo semestre deste ano.

Matérias Relacionadas

“A Concessão Itabira Iron”: Livro relata a história da mineração em Itabira.

"A concessão Itabira Iron, a origem da Vale e os primórdios da mineração no...

“É impossível conduzir uma agência na situação que ela está” – diz AMIG sobre Agência Nacional de Mineração

A Associação dos Municípios Mineradores de Minas Gerais e do Brasil(AMIG) declarou apoio aos...

“Gente cuidando das águas” – projeto da Nexa é destaque em evento da ONU

O "Gente cuidando das águas" foi desenvolvido pela mineradora Nexa com apoio do Banco...

últimas Matérias

 Anglo Gold Ashanti tem vagas de estágio para níveis técnico e superior

Vagas se destinam tanto a atuações presenciais quanto híbridas, com carga horária diária de 6 horas; Inscrições podem ser feitas pela internet até 31 de agosto

 Ato em defesa da ANM – servidores protestam pela estruturação da Agência Nacional de Mineração

Servidores da Agência Nacional de Mineração estão com as atividades paralisadas como forma de...

 Funcionários dos Correios desistem de greve na véspera da Black Friday

Servidores cogitavam paralisação para reivindicar correções em Acordo Coletivo e melhores condições de trabalho, mas desistiram da ideia após terem pedidos considerados pelos Correios

‘AMM nas Micros’ chega em Conceição do Mato Dentro na próxima semana

A caravana do “AMM nas Micros” volta às estradas e desta vez o objetivo...