Ana Sanches assume presidência da Anglo American no Brasil em substituição a Wilfred Brujin

Publicado em

 

A mineira Ana Sanches assumiu oficialmente a presidência da Anglo American no Brasil. Ela ocupava a posição de Diretora Financeira das divisões Técnica, Sustentabilidade, Projetos e Desenvolvimento na sede global da companhia, em Londres. Desde essa terça-feira (5), ela é responsável por comandar os negócios de minério de ferro (Minas-Rio), em Minas Gerais e Rio de Janeiro, e de níquel (Codemin e Barro Alto), em Goiás.

A executiva havia retornado ao Brasil no início de novembro, cumprindo o plano de transição da empresa junto ao executivo Wilfred Bruijn, para ser a primeira mulher a presidir a companhia. Ana Sanches trabalha na Anglo American há 11 anos sendo nove deles na área financeira, no Brasil, e os últimos dois anos e meio na Inglaterra.

“Seguiremos focados rumo a uma transformação do setor mineral, em busca de processos operacionais ainda mais eficazes, inovadores e seguros. Esperamos ser cada vez melhores nas relações com as comunidades e ainda mais responsáveis com a preservação ambiental, sempre pautados por nosso propósito de reimaginar a mineração para melhorar a vida das pessoas”, diz a executiva.

A trajetória de Ana Sanches

A nova presidente da Anglo American é graduada em Economia pela UFMG e Ciências Contábeis pela Fumec. Ela também tem MBA em Finanças pelo Ibmec e Educação Executiva pela Harvard Business School, Columbia University e London School of Economics.

Ela acumula 26 anos de experiência em finanças, auditoria, planejamento estratégico e desenvolvimento de novos negócios. Ingressou na Anglo American em 2012, durante a implementação do projeto Minas-Rio, e, de 2015 a 2021, foi Chief Financial Officer (CFO) das operações de minério de ferro e níquel no Brasil.

Em 2018, foi nomeada como uma das mulheres mais influentes na mineração global pelo Women in Mining e, em 2019, ganhou o prêmio Equilibrista do Ibef-MG, como diretora financeira de destaque. Em 2021, se mudou para Londres, na Inglaterra, e, além de seu cargo de CFO na sede global da empresa, acumulou também, em 2022, o papel de diretora interina da área de Projetos de Capital do grupo.

Wilfred Brujin se despede com prêmio

Antecessor de Ana Sanches na presidência da Anglo American, o carismático Wilfred Bruijn, conhecido como Bill no meio empresarial, foi um dos destaques da premiação do Amcham Awards 2023. Ele foi eleito recentemente o CEO do ano no prêmio promovido pela promovido pela Câmara Americana de Comércio para o Brasil de Belo Horizonte (Amcham BH).

Sem Titulo 12 1
Foto: Divulgação – Wilfred Brujin deixou Anglo American depois de

Bill era CEO da Anglo American no Brasil desde 2019 e tem mais de 30 anos de experiência na indústria da mineração. Ele optou por deixar a empresa em busca de um novo ciclo profissional.

O executivo comemorou a vitória no prêmio promovido pela Amcham BH e disse que o reconhecimento condecora toda sua a trajetória no setor. Saiba mais.

Matérias Relacionadas

‘Festival Fartura Dona Lucinha’ agita cidades de Serro e Conceição do Mato Dentro

Entre os dias 20 e 28 de maio, o "Festival Fartura Dona Lucinha" chega...

‘Rodovia do Minério’: acordo entre MPMG e prefeituras pode tirar 1.500 carretas da BR–040

No primeiro semestre deste ano, o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) pretende finalizar...

“A Concessão Itabira Iron”: Livro relata a história da mineração em Itabira.

"A concessão Itabira Iron, a origem da Vale e os primórdios da mineração no...

“É impossível conduzir uma agência na situação que ela está” – diz AMIG sobre Agência Nacional de Mineração

A Associação dos Municípios Mineradores de Minas Gerais e do Brasil(AMIG) declarou apoio aos...

últimas Matérias

 Anglo Gold Ashanti tem vagas de estágio para níveis técnico e superior

Vagas se destinam tanto a atuações presenciais quanto híbridas, com carga horária diária de 6 horas; Inscrições podem ser feitas pela internet até 31 de agosto

 Ato em defesa da ANM – servidores protestam pela estruturação da Agência Nacional de Mineração

Servidores da Agência Nacional de Mineração estão com as atividades paralisadas como forma de...

 Funcionários dos Correios desistem de greve na véspera da Black Friday

Servidores cogitavam paralisação para reivindicar correções em Acordo Coletivo e melhores condições de trabalho, mas desistiram da ideia após terem pedidos considerados pelos Correios

‘AMM nas Micros’ chega em Conceição do Mato Dentro na próxima semana

A caravana do “AMM nas Micros” volta às estradas e desta vez o objetivo...