Em comemoração ao aniversário de 8 anos, Museu de Congonhas promove atração Aleijadinho Virtual

Publicado em

Para comemorar seu oitavo aniversário, o Museu de Congonhas lança neste mês de janeiro uma adição cativante: o Aleijadinho Virtual.

Através do uso de óculos de realidade virtual, os visitantes são transportados para um encontro imersivo com o renomado artista barroco mineiro.

Aleijadinho Virtual – um olhar a cultura mineira

Com três estações exclusivas para explorar, os indivíduos têm a oportunidade de interagir com Aleijadinho e suas magníficas criações. Enquanto o próprio mestre fornece orientação, os visitantes podem até participar do processo de escultura de um de seus inspiradores 12 profetas. Com duração de 15 minutos, esta extraordinária experiência acolhe pessoas a partir dos 12 anos.

Além disso, os participantes terão a oportunidade de vivenciar uma vitrine de Realidade Aumentada que apresenta as obras-primas de Aleijadinho em formato tridimensional. Ao utilizar a câmera do seu celular, os visitantes podem testemunhar essas obras de arte como impressionantes hologramas de alta definição perfeitamente integrados ao ambiente físico da exposição.

As peças notáveis ​​apresentadas incluem a representação icônica de Cristo carregando a cruz, o altar primorosamente trabalhado da igreja de São Francisco em Ouro Preto e uma impressionante coleção dos doze profetas.

A experiência virtual Aleijadinho foi criada pelo Studio KWO XR e segue fielmente pesquisas e representações históricas de como o artista poderia ter sido. Francisco Almendra, diretor do projeto, que visitou o Museu da Inconfidência, em Ouro Preto, de 11 de novembro a 10 de dezembro, disse que a ideia era conectar-se com o primeiro grande artista brasileiro Interação.

Conheça o Museu de Congonhas

O primeiro “Museu do Patrimônio” do Brasil fornece informações históricas e contextuais que o qualificam para visitar a Basílica de Jesus Cristo da Misericórdia em Matosinhos, Patrimônio Mundial da UNESCO desde 1985. Principal atração turística da cidade histórica. Em 1939, o santuário e seu profeta também foram incluídos no inventário do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).

O Museu de Congonhas é voltado tanto para quem busca o turismo cultural como para o turismo religioso, pois atende à tendência moderna de promover a qualificação da cidade em relação à sua missão histórica. Além disso, monitoriza e avalia o estado de conservação de todo o sítio do Património Mundial e coordena redes e projetos de investigação sobre o Barroco e as Pedras-Sabão.

Visitas guiadas pelo museu são oferecidas a grupos de até 20 pessoas mediante agendamento prévio pelo site. Elas podem ser realizadas de terça a sexta-feira, às 10h30 e às 15h30. Nas quartas-feiras, as visitas guiadas só estão disponíveis às 15h30.

Serviço Aleijadinho Virtual

O que: Aleijadinho Virtual – O primeiro artista brasileiro
Onde: Museu de Congonhas (alameda Cidade Matozinhos de Portugal, 77, Basílica, Congonhas)
Quando: até 14 de janeiro de 2024
Funcionamento: de terça-feira a domingo, das 9h às 17h. Entrada gratuita.
Informações: Aleijadinho Virtual

Matérias Relacionadas

‘Festival Fartura Dona Lucinha’ agita cidades de Serro e Conceição do Mato Dentro

Entre os dias 20 e 28 de maio, o "Festival Fartura Dona Lucinha" chega...

‘Rodovia do Minério’: acordo entre MPMG e prefeituras pode tirar 1.500 carretas da BR–040

No primeiro semestre deste ano, o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) pretende finalizar...

“A Concessão Itabira Iron”: Livro relata a história da mineração em Itabira.

"A concessão Itabira Iron, a origem da Vale e os primórdios da mineração no...

“É impossível conduzir uma agência na situação que ela está” – diz AMIG sobre Agência Nacional de Mineração

A Associação dos Municípios Mineradores de Minas Gerais e do Brasil(AMIG) declarou apoio aos...

últimas Matérias

 Anglo Gold Ashanti tem vagas de estágio para níveis técnico e superior

Vagas se destinam tanto a atuações presenciais quanto híbridas, com carga horária diária de 6 horas; Inscrições podem ser feitas pela internet até 31 de agosto

 Ato em defesa da ANM – servidores protestam pela estruturação da Agência Nacional de Mineração

Servidores da Agência Nacional de Mineração estão com as atividades paralisadas como forma de...

 Funcionários dos Correios desistem de greve na véspera da Black Friday

Servidores cogitavam paralisação para reivindicar correções em Acordo Coletivo e melhores condições de trabalho, mas desistiram da ideia após terem pedidos considerados pelos Correios

‘AMM nas Micros’ chega em Conceição do Mato Dentro na próxima semana

A caravana do “AMM nas Micros” volta às estradas e desta vez o objetivo...