Ter um patrão ou ser o patrão – os desafios do empreendedorismo

Publicado em

Existem benefícios e desvantagens em trabalhar como funcionário para uma empresa, e, nesse caso, a recíproca também é verdadeira. Ter um patrão ou ser dono do próprio negócio: eis a questão. Se por um lado a decisão de trabalhar para si mesmo deve ser clara, pois nessa opção o empreendedor deverá estar preparado para enfrentar dificuldades e superar obstáculos que certamente aparecerão, por outro, ser um profissional qualificado não é a única condição que as empresas procuram. Motivação e entusiasmo são características importantes para o trabalhador. É preciso estar bem com você mesmo para alcançar bom desempenho nas metas diárias. 

A disposição para assumir riscos, a autoconfiança e a necessidade de realização são algumas características individuais que identificam o espírito empreendedor de um indivíduo. 

Qualquer empreendedor que inicia o seu próprio negócio assume diversos riscos: financeiros com o próprio investimento de suas economias; familiares por envolver a família no negócio; risco do abandono do emprego e de uma carreira, enfim risco da possibilidade do fracasso no mundo dos negócios. Portanto, para assumir risco é preciso desenvolver uma importante habilidade: a autoconfiança. O autoconfiante enxerga os riscos e as dificuldades de construir um novo negócio, mas acredita em suas competências pessoais para superar os desafios. Já a necessidade da realização elevada em relação às outras pessoas é uma característica encontrada em diversos homens e mulheres de negócios que alcançaram o sucesso. Motivados pela realização, os empreendedores procuram a excelência, apreciam desafios e satisfazem-se com a sua prosperidade. 

Já os profissionais, nesse mercado de trabalho cada vez mais competitivo e exigente, precisam se preocupar com suas características pessoais. Fortalecer suas qualidades e trabalhar suas dificuldades na área profissional será imprescindível para continuar no mercado. No entanto, apenas isso não será suficiente. As empresas, independente do tamanho ou segmento, procuram profissionais diferenciados e que tenham motivação, entusiasmo, iniciativa, criatividade, competência, capacidade de planejamento e, ainda, capacidade de trabalhar em equipe.

Finalmente, ser o próprio patrão não é garantia de sucesso, bem como ter um patrão não é sinônimo de fracasso. Uma visão de médio e longo prazo e uma avaliação das habilidades e competências pessoais poderá ajudar nessa decisão. No entanto, sempre é bom refletir: é melhor ser um bom empregado do que um mau patrão. 

Reginaldo Calixto
Empresário, Administrador, ex-vice prefeito de Itabira e ex-presidente da ACITA.

Matérias Relacionadas

“A Concessão Itabira Iron”: Livro relata a história da mineração em Itabira.

"A concessão Itabira Iron, a origem da Vale e os primórdios da mineração no...

“É impossível conduzir uma agência na situação que ela está” – diz AMIG sobre Agência Nacional de Mineração

A Associação dos Municípios Mineradores de Minas Gerais e do Brasil(AMIG) declarou apoio aos...

“Gente cuidando das águas” – projeto da Nexa é destaque em evento da ONU

O "Gente cuidando das águas" foi desenvolvido pela mineradora Nexa com apoio do Banco...

últimas Matérias

 Anglo Gold Ashanti tem vagas de estágio para níveis técnico e superior

Vagas se destinam tanto a atuações presenciais quanto híbridas, com carga horária diária de 6 horas; Inscrições podem ser feitas pela internet até 31 de agosto

 Ato em defesa da ANM – servidores protestam pela estruturação da Agência Nacional de Mineração

Servidores da Agência Nacional de Mineração estão com as atividades paralisadas como forma de...

 Funcionários dos Correios desistem de greve na véspera da Black Friday

Servidores cogitavam paralisação para reivindicar correções em Acordo Coletivo e melhores condições de trabalho, mas desistiram da ideia após terem pedidos considerados pelos Correios

‘AMM nas Micros’ chega em Conceição do Mato Dentro na próxima semana

A caravana do “AMM nas Micros” volta às estradas e desta vez o objetivo...