Políticas ambientais na mineração

Publicado em

As Políticas Ambientais são como um conjunto de ações ordenadas e procedimentos adotados pelas empresas com o propósito de preservar o meio ambiente e garantir a continuidade do negócio. Essas políticas devem ser norteadas por princípios e valores que levem em consideração a sustentabilidade e a preservação ambiental. As primeiras ações governamentais que buscavam a preservação ambiental no país começaram na década de 1930. Muitos órgãos e entidades nacionais foram criadas desde então para proteger os recursos naturais do país. Esse movimento culminou na promulgação da Constituição Federal de 1988. Com o documento, o Brasil passou a ser uma referência em legislação ambiental. 

Na mineração não foi diferente, com um desdobramento de práticas que chegaram até a base, no “chão de fábrica”. Nos anos 2000, as equipes de manutenção recebiam orientações a fim de não deixarem vazamentos nas máquinas, não misturar os resíduos (segregação), economizar água e outros comportamentos fundamentais a fim de preservar os recursos naturais. Mesmo com todas as orientações, era comum, nos campos de manutenção, apresentarem pequenos pontos de contaminação por óleos e graxas, além de estopas jogadas pelos cantos. 

Atualmente, os colaboradores da mineração e da indústria já entram em campo com uma bateria de conhecimentos aplicados no processo de ambientação com sistemas e programas de gestão ambiental cada vez mais eficientes aliado à auditorias e certificações que são baseadas na estruturação de comportamentos e processos bem definidos. Neste mês de abril o maior tambor de acionamento de uma correia transportadora do Brasil será substituído em Carajás, estado do Pará. É um tipo de operação que requer a utilização de grandes equipamentos como guindastes e ferramentas hidráulicas. Tenho certeza que, ao final da operação, podemos observar o local isento de qualquer vestígio que possa representar algum risco ambiental. Isto porque não só os equipamentos, mas os profissionais evoluíram.

Maurício Eleto
Professor, instrutor e especialista em soluções e emergências industriais da ETECMA Soluções.

Matérias Relacionadas

“A Concessão Itabira Iron”: Livro relata a história da mineração em Itabira.

"A concessão Itabira Iron, a origem da Vale e os primórdios da mineração no...

“É impossível conduzir uma agência na situação que ela está” – diz AMIG sobre Agência Nacional de Mineração

A Associação dos Municípios Mineradores de Minas Gerais e do Brasil(AMIG) declarou apoio aos...

“Gente cuidando das águas” – projeto da Nexa é destaque em evento da ONU

O "Gente cuidando das águas" foi desenvolvido pela mineradora Nexa com apoio do Banco...

últimas Matérias

 Anglo Gold Ashanti tem vagas de estágio para níveis técnico e superior

Vagas se destinam tanto a atuações presenciais quanto híbridas, com carga horária diária de 6 horas; Inscrições podem ser feitas pela internet até 31 de agosto

 Ato em defesa da ANM – servidores protestam pela estruturação da Agência Nacional de Mineração

Servidores da Agência Nacional de Mineração estão com as atividades paralisadas como forma de...

 Funcionários dos Correios desistem de greve na véspera da Black Friday

Servidores cogitavam paralisação para reivindicar correções em Acordo Coletivo e melhores condições de trabalho, mas desistiram da ideia após terem pedidos considerados pelos Correios

‘AMM nas Micros’ chega em Conceição do Mato Dentro na próxima semana

A caravana do “AMM nas Micros” volta às estradas e desta vez o objetivo...