Gerenciamento de riscos na mineração

Publicado em

O gerenciamento de riscos estuda processos e técnicas que visam aumentar a segurança ao antecipar e identificar condições inseguras em diversos aspectos. Em uma linguagem mais clara, é colocar todas as suas atividades de trabalho em cima da mesa e avaliar seus riscos prevendo situações e condições que podem gerar um incidente. O objetivo é cercar as possibilidades de acontecer situações indesejadas e minimizar os danos diante de situações de emergência. 

Na mineração, o cenário é bastante complexo, haja visto que, temos equipamentos de grande porte, processos em larga escala e principalmente situações que herdamos de gerações passadas, as quais não tomavam os cuidados necessários. Hoje, nós temos a tecnologia a nosso favor com modelos matemáticos, sistemas informatizados de análises, equipamentos eletrônicos e, principalmente, uma sensibilização das pessoas com relação à sustentabilidade dos negócios para que as gerações futuras também possam usufruir da mineração. 

Atualmente, os colaboradores da mineração e da indústria constroem um comportamento natural com a utilização de metodologias bem simples. Essas metodologias são utilizadas para que a importância do gerenciamento de riscos seja difundida desde a presidência até os colaboradores no chão das fábrica. O levantamento de todos os riscos e a aplicação dos métodos de prevenção são discutidos abertamente. Diversas ações que podem evitar ocorrências foram criadas, e sistemáticas de monitoramento para acompanhar a condição local e evolução do nível de segurança foram inseridas. Por último, mas não menos importante, há uma estruturação de resposta às emergências. É admirável essa evolução não somente das máquinas e da estrutura de extração mineral, mas também dos processos de gestão. O que não surpreende é a falta de gerenciamento por parte de algumas empresas que insistem em continuar operando praticamente no escuro, geralmente por opção da diretoria que coloca a produção acima de tudo. Estes diretores não assumem a responsabilidade diante de acidentes com envolvimento de pessoas, comunidades e meio ambiente. Devemos ter maior equilíbrio para que gráficos e números não possam sobrepor as pessoas e o nosso ambiente que é a base de qualquer processo produtivo.

Maurício Eleto
Professor, instrutor e especialista em soluções e emergências industriais da ETECMA Soluções.

Matérias Relacionadas

“A Concessão Itabira Iron”: Livro relata a história da mineração em Itabira.

"A concessão Itabira Iron, a origem da Vale e os primórdios da mineração no...

“É impossível conduzir uma agência na situação que ela está” – diz AMIG sobre Agência Nacional de Mineração

A Associação dos Municípios Mineradores de Minas Gerais e do Brasil(AMIG) declarou apoio aos...

“Gente cuidando das águas” – projeto da Nexa é destaque em evento da ONU

O "Gente cuidando das águas" foi desenvolvido pela mineradora Nexa com apoio do Banco...

últimas Matérias

 Anglo Gold Ashanti tem vagas de estágio para níveis técnico e superior

Vagas se destinam tanto a atuações presenciais quanto híbridas, com carga horária diária de 6 horas; Inscrições podem ser feitas pela internet até 31 de agosto

 Ato em defesa da ANM – servidores protestam pela estruturação da Agência Nacional de Mineração

Servidores da Agência Nacional de Mineração estão com as atividades paralisadas como forma de...

 Funcionários dos Correios desistem de greve na véspera da Black Friday

Servidores cogitavam paralisação para reivindicar correções em Acordo Coletivo e melhores condições de trabalho, mas desistiram da ideia após terem pedidos considerados pelos Correios

‘AMM nas Micros’ chega em Conceição do Mato Dentro na próxima semana

A caravana do “AMM nas Micros” volta às estradas e desta vez o objetivo...