Estrada Real: estávamos no caminho certo?

Publicado em

 

Você já deve ter ouvido falar na Estrada Real. Muita divulgação, marketing e, inclusive, ela até já foi tema de samba-enredo no carnaval do Rio de Janeiro – escola de samba Estação Primeira de Mangueira – em 2004. É fruto de um programa estadual que teve seu inicio no ano 2000. O objetivo de tal programa é fomentar a atividade turística em Minas Gerais, no percurso realizado pelos viajantes de Diamantina até Parati no RJ, tendo como carro-chefe a Estrada Real.

O termo Estrada Real refere-se aos caminhos trilhados pelos colonizadores desde a descoberta do ouro em Minas Gerais até o período de sua exaustão. A expectativa do Instituto Estrada Real, entidade responsável pela articulação desse produto turístico – na época – era de atender mais de 2,5 milhões de turistas por ano, aumentar a geração de emprego e renda e projetar nacional e internacionalmente Minas Gerais e as 177 cidades abrangidas pelo projeto.

Entretanto, estávamos realmente preparados para atender as expectativas e necessidades dos milhares de turistas e investidores? Ou foi mais uma travessura dos políticos apenas para se auto promover mais um projeto construído apenas para sua auto promoção em busca de votos?

Sem Titulo 14 3
Mapa oficial da Estrada Real

O que vi na Estrada Real

Durante dois dias, percorri centenas de quilômetros da Estrada Real e pude perceber um visual maravilhoso: natureza, monumentos históricos, enormes montanhas de pedras, cachoeiras e grutas. No entanto, a ocupação desordenada e a exploração imobiliária, sem nenhum controle, podem ameaçar o patrimônio.

A falta de sinalização, quilometragens equivocadas e dificuldades de obter informações são fatores que nos privam de conhecer vários atrativos turísticos. Verifiquei vários marcos de sinalização turística danificados, cercas de arame e porteiras impedindo e dificultando o acesso. Percebi também, pontos turísticos sem qualquer identificação e estrutura, como a ausência de lanchonetes, restaurantes, sanitários, hotéis e pousadas para atender o turista.

Conseguiremos, realmente, criar empregos, aumentar a renda e a arrecadação, além de promover o desenvolvimento em um universo tão exagerado de cidades e com pouca infraestrutura para receber turistas do Brasil e do mundo?

1 6
Reginaldo Calixto
é administrador, empreendedor, MBA em Gestão Estratégica de Negócios. Em Itabira-MG foi vice-prefeito, secretário de Desenvolvimento Econômico, provedor do Hospital Nossa Senhora das Dores e presidente da Associação Comercial e Industrial de Itabira (Acita).
Instagram:@reginaldocalixto
Whatsapp: (31) 98808-7740

Matérias Relacionadas

‘Festival Fartura Dona Lucinha’ agita cidades de Serro e Conceição do Mato Dentro

Entre os dias 20 e 28 de maio, o "Festival Fartura Dona Lucinha" chega...

‘Rodovia do Minério’: acordo entre MPMG e prefeituras pode tirar 1.500 carretas da BR–040

No primeiro semestre deste ano, o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) pretende finalizar...

“A Concessão Itabira Iron”: Livro relata a história da mineração em Itabira.

"A concessão Itabira Iron, a origem da Vale e os primórdios da mineração no...

“É impossível conduzir uma agência na situação que ela está” – diz AMIG sobre Agência Nacional de Mineração

A Associação dos Municípios Mineradores de Minas Gerais e do Brasil(AMIG) declarou apoio aos...

últimas Matérias

 Anglo Gold Ashanti tem vagas de estágio para níveis técnico e superior

Vagas se destinam tanto a atuações presenciais quanto híbridas, com carga horária diária de 6 horas; Inscrições podem ser feitas pela internet até 31 de agosto

 Ato em defesa da ANM – servidores protestam pela estruturação da Agência Nacional de Mineração

Servidores da Agência Nacional de Mineração estão com as atividades paralisadas como forma de...

 Funcionários dos Correios desistem de greve na véspera da Black Friday

Servidores cogitavam paralisação para reivindicar correções em Acordo Coletivo e melhores condições de trabalho, mas desistiram da ideia após terem pedidos considerados pelos Correios

‘AMM nas Micros’ chega em Conceição do Mato Dentro na próxima semana

A caravana do “AMM nas Micros” volta às estradas e desta vez o objetivo...