Escassez de mão de obra na mineração

Publicado em

A falta de recursos humanos qualificados para atividades em operações e serviços é um tema que tem sido tratado constantemente em reuniões de planejamento estratégico de pessoas, apontando uma falta crescente de profissionais especializados, peça fundamental nos processos de mineração. Consequentemente temos prejuízos não somente econômicos, mas também aqueles não mensuráveis como, por exemplo, a deficiência de engajamento e sinergia.

Esse prejuízo, certamente, pode ser minorado por medidas adaptativas, entre as quais a reorientação nos negócios e a adoção de novos modelos de desenvolvimento, tomadas pelas empresas para se adaptar à falta de mão de obra. Entretanto, é de se esperar que a capacidade de adaptação empresarial tenha um limite, não podendo perdurar por anos a fio, o que torna fundamental a busca por soluções mais efetivas para enfrentar o problema.

Exemplo de atuação nesse sentido são plataformas digitais com objetivo de otimizar serviços e promover ligações entre atividades totalmente distintas. Uma forma simples de exemplificar é a conexão entre processos de limpeza industrial envolvendo óleos e graxas podendo ser utilizados em detonações de rochas onde um resíduo torna-se insumo para outra operação. Podemos observar esta mesma movimentação no setor de transportes otimizando cargas e fretes para que veículos possam circular cada vez menos estando vazios.

É importante ter como pano de fundo para essa análise o fato de que a falta de talentos ocorre globalmente e não se limita a determinadas áreas de conhecimento. Uma simples pesquisa na internet mostra um cenário de crise e indefinições, revelando que o desafio da empregabilidade não se restringe à área de mineração.

Existe, por todo o mundo, uma quantidade elevada de jovens desempregados paralelamente a uma escassez de talentos, ou seja, de candidatos com as habilidades requeridas pelos empregadores. O cenário tende a piorar e faltarão milhões de trabalhadores com perfil de competências desejado pelas empresas.

Maurício Eleto

Professor, instrutor, especialista em soluções e emergências industriais da ETECMA Soluções.

Matérias Relacionadas

“A Concessão Itabira Iron”: Livro relata a história da mineração em Itabira.

"A concessão Itabira Iron, a origem da Vale e os primórdios da mineração no...

“É impossível conduzir uma agência na situação que ela está” – diz AMIG sobre Agência Nacional de Mineração

A Associação dos Municípios Mineradores de Minas Gerais e do Brasil(AMIG) declarou apoio aos...

“Gente cuidando das águas” – projeto da Nexa é destaque em evento da ONU

O "Gente cuidando das águas" foi desenvolvido pela mineradora Nexa com apoio do Banco...

últimas Matérias

 Anglo Gold Ashanti tem vagas de estágio para níveis técnico e superior

Vagas se destinam tanto a atuações presenciais quanto híbridas, com carga horária diária de 6 horas; Inscrições podem ser feitas pela internet até 31 de agosto

 Ato em defesa da ANM – servidores protestam pela estruturação da Agência Nacional de Mineração

Servidores da Agência Nacional de Mineração estão com as atividades paralisadas como forma de...

 Funcionários dos Correios desistem de greve na véspera da Black Friday

Servidores cogitavam paralisação para reivindicar correções em Acordo Coletivo e melhores condições de trabalho, mas desistiram da ideia após terem pedidos considerados pelos Correios

‘AMM nas Micros’ chega em Conceição do Mato Dentro na próxima semana

A caravana do “AMM nas Micros” volta às estradas e desta vez o objetivo...