Delegar a tarefa certa, na hora certa e para a pessoa certa.

Publicado em

Para dar início a um sonho, pôr em execução um projeto de negócio, tornar-se ou consolidar-se como um empreendedor de sucesso, ganhar um bom dinheiro, além da realização profissional, o candidato deverá associar habilidades, tais como: criatividade, determinação, liderança, ter conhecimento técnico e de gestão das etapas e processos do negócio desejado e entre outras, ter a capacidade de delegar tarefas.  Ao meu ver, nenhum grande empreendedor consegue chegar a sê-lo sem antes desenvolver a habilidade de delegar tarefas. Delegar é repassar obrigações de uma pessoa para outra; em geral, de um indivíduo mais experiente e capacitado para outro em estágio inicial de um cargo ou função na organização.
Administradores conservadores têm muita dificuldade em delegar, pois possuem um pensamento, equivocado, que outras pessoas não farão a atividade solicitada tão bem quanto elas mesmas. Eles acreditam em um provérbio popular, escrito há muito tempo aberas, que diz: “Se quiser que algo seja bem feito, faça você mesmo”. Acham que as pessoas nunca estão preparadas para assumir uma tarefa, mas esquecem que se não delegarem, realmente nunca estarão.
A delegação de tarefas apresenta um grande benefício para a organização. Sabemos que pessoas motivadas são mais produtivas e felizes e a delegação da tarefa certa, na hora certa e para pessoa certa é uma forma de motivação, reconhecimento e valorização do profissional. Quando se delega, além de ganhar mais tempo ao liberar algumas rotinas trabalho, está confiando a outros profissionais que podem executar determinados projetos, inclusive às vezes, com muito mais perfeição. No entanto, é preciso confiar e acreditar que as pessoas são capacidades para realizar e deixar claro para aqueles que as assumem, que deverão também repassar as tarefas que puderem a outros colaboradores. Agindo assim estará contribuindo para criar uma organização moderna e  eficiente, preparada para fazer a diferença e competir em mercados globalizados, competitivos e exigentes.
Reginaldo Calixto
Administrador, empreendedor, MBA em Gestão Estratégica de Negócios, ex vice-prefeito e Secretário de Desenvolvimento Econômico do município de Itabira.

Matérias Relacionadas

“A Concessão Itabira Iron”: Livro relata a história da mineração em Itabira.

"A concessão Itabira Iron, a origem da Vale e os primórdios da mineração no...

“É impossível conduzir uma agência na situação que ela está” – diz AMIG sobre Agência Nacional de Mineração

A Associação dos Municípios Mineradores de Minas Gerais e do Brasil(AMIG) declarou apoio aos...

“Gente cuidando das águas” – projeto da Nexa é destaque em evento da ONU

O "Gente cuidando das águas" foi desenvolvido pela mineradora Nexa com apoio do Banco...

últimas Matérias

 Anglo Gold Ashanti tem vagas de estágio para níveis técnico e superior

Vagas se destinam tanto a atuações presenciais quanto híbridas, com carga horária diária de 6 horas; Inscrições podem ser feitas pela internet até 31 de agosto

 Ato em defesa da ANM – servidores protestam pela estruturação da Agência Nacional de Mineração

Servidores da Agência Nacional de Mineração estão com as atividades paralisadas como forma de...

 Funcionários dos Correios desistem de greve na véspera da Black Friday

Servidores cogitavam paralisação para reivindicar correções em Acordo Coletivo e melhores condições de trabalho, mas desistiram da ideia após terem pedidos considerados pelos Correios

‘AMM nas Micros’ chega em Conceição do Mato Dentro na próxima semana

A caravana do “AMM nas Micros” volta às estradas e desta vez o objetivo...