Admite-se novos líderes

Publicado em

No atual mundo dos negócios, as empresas, para atuarem de forma competitiva em um mercado cada vez mais exigente e seletivo, têm otimizado o seu quadro de funcionários. Desta forma, o cenário moderno dos negócios não oferece espaço para quem não produz ou agrega valor, não justifica ou apresenta contra prestação do seu posto com resultados para a organização em que trabalha.

Experiência não quer dizer tudo! As empresas, muitas vezes, buscam profissionais que tenham vontade de fazer acontecer. Por mais estranho que possa parecer, essa é a constatação que tenho verificado como pré-requisito para contratação pelas pequenas, médias e grandes empresas.

Os profissionais que fazem acontecer possuem características próprias e reconhecidas. Geralmente, buscam fazer o que gosta; defini objetivos e metas, além de se atualizar e ter acesso às informações importantes para o exercício de suas atividades profissionais. Enfim, ele tem a capacidade de realização e assim é considerado um verdadeiro líder.

O líder tomou o lugar do chefe! O chefe é apenas um capitão, só sabe mandar e, as vezes, nada acrescenta ao trabalho. O chefe, também, proporciona a elevação dos custos, enquanto que o líder reduz, pois tem a capacidade de ensinar, treinar e motivar a equipe fazer acontecer, também. O líder não chefia, simplesmente conduz a sua equipe para atingir os objetivos traçados.

Além do mais, o líder tem uma capacidade criativa que o diferencia dos normais e por isso consegui induzir sua equipe de trabalho a desenvolver, também, atitudes criativas que contribuem para consolidar os negócios. Algumas ações criativas contribuem para reduzir custos, simplificar sistemas ou processos, seja no âmbito administrativo ou de produção, bem como desenvolver um novo produto e novas estratégicas para superar os concorrentes.

Finalmente, liderar não é uma tarefa fácil. Pelo contrário, liderança exige paciência, disciplina, humildade, simplicidade, respeito e compromisso, pois a organização é composta de colaboradores dos mais diferentes tipos e personalidades.

Os empreendedores não querem saber mais de executivos prepotentes e insolentes. Hoje, o que os novos modelos de gestão demandam é um líder criativo e participativo e é exatamente por esse motivo que justificamos a necessidade das empresas de admitirem esses profissionais para melhorar ou consolidar o seu desempenho e posicionamento no mercado.

Reginaldo Calixto é administrador, empreendedor, MBA em Gestão Estratégica de Negócios, foi, em Itabira, Vice-Prefeito e Secretário de Desenvolvimento Econômico, provedor do Hospital Nossa Senhora das Dores e Presidente da Associação Comercial de Itabira MG.
Instagram:@reginaldocalixto_
Whatsapp: 31 988087740

Matérias Relacionadas

‘Festival Fartura Dona Lucinha’ agita cidades de Serro e Conceição do Mato Dentro

Entre os dias 20 e 28 de maio, o "Festival Fartura Dona Lucinha" chega...

‘Rodovia do Minério’: acordo entre MPMG e prefeituras pode tirar 1.500 carretas da BR–040

No primeiro semestre deste ano, o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) pretende finalizar...

“A Concessão Itabira Iron”: Livro relata a história da mineração em Itabira.

"A concessão Itabira Iron, a origem da Vale e os primórdios da mineração no...

“É impossível conduzir uma agência na situação que ela está” – diz AMIG sobre Agência Nacional de Mineração

A Associação dos Municípios Mineradores de Minas Gerais e do Brasil(AMIG) declarou apoio aos...

últimas Matérias

 Anglo Gold Ashanti tem vagas de estágio para níveis técnico e superior

Vagas se destinam tanto a atuações presenciais quanto híbridas, com carga horária diária de 6 horas; Inscrições podem ser feitas pela internet até 31 de agosto

 Ato em defesa da ANM – servidores protestam pela estruturação da Agência Nacional de Mineração

Servidores da Agência Nacional de Mineração estão com as atividades paralisadas como forma de...

 Funcionários dos Correios desistem de greve na véspera da Black Friday

Servidores cogitavam paralisação para reivindicar correções em Acordo Coletivo e melhores condições de trabalho, mas desistiram da ideia após terem pedidos considerados pelos Correios

‘AMM nas Micros’ chega em Conceição do Mato Dentro na próxima semana

A caravana do “AMM nas Micros” volta às estradas e desta vez o objetivo...