Serviços de urgência e emergência em Ipatinga receberão importante reforço em 2024 com Upa Sentinela

Publicado em

 

 A Prefeitura de Ipatinga iniciou na última semana a montagem da UPA Sentinela, como forma de melhorar o acesso à saúde e fortalecer os serviços de urgência e emergência no Vale do Aço. A nova unidade ficará localizada ao lado da Unidade de Pronto Atendimento (UPA).

De acordo com a Prefeitura, a UPA atende a população de 13 municípios da microrregião de saúde de Ipatinga e registrou um aumento de 20% nos atendimentos, passando de 92 mil pacientes em 2022 para mais de 113 mil em 2023. Para desafogar o atendimento da UPA, a UPA Sentinela está sendo montada com o objetivo de atender pacientes classificados como “Pouco Urgente”, especificados com a cor verde no protocolo Manchester.

Ainda segundo a Prefeitura, o objetivo da construção da UPA Sentinela é “proporcionar atendimento mais ágil e eficiente, reduzindo o tempo de espera. Com horário de funcionamento das 7h às 19h, a unidade estará equipada com consultório médico, sala de preparo de medicação e 12 poltronas para atendimentos”, esclarece o Executivo.

“Essa iniciativa reforça o compromisso da gestão com a saúde da população, proporcionando respostas rápidas e eficazes nos atendimentos aos pacientes”, diz o prefeito Gustavo Nunes.

Serviços devem ter nova dinâmica em 2024

Conforme divulgado pela Prefeitura, a conclusão das obras da Upa Sentinela está prevista para a última semana de dezembro. Os atendimentos serão iniciados já na primeira quinzena de janeiro 2024.

O secretário municipal de Saúde, Walisson Medeiros, destaca a importância da agilidade nos atendimentos para reduzir ao máximo o tempo de espera do primeiro atendimento, para garantir que todos os pacientes sejam tratados conforme a necessidade. “O encaminhamento dos pacientes para o atendimento na UPA Sentinela será feito após a classificação de risco pela equipe assistencial da UPA”, explicou.

Matérias Relacionadas

‘Festival Fartura Dona Lucinha’ agita cidades de Serro e Conceição do Mato Dentro

Entre os dias 20 e 28 de maio, o "Festival Fartura Dona Lucinha" chega...

‘Rodovia do Minério’: acordo entre MPMG e prefeituras pode tirar 1.500 carretas da BR–040

No primeiro semestre deste ano, o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) pretende finalizar...

“A Concessão Itabira Iron”: Livro relata a história da mineração em Itabira.

"A concessão Itabira Iron, a origem da Vale e os primórdios da mineração no...

“É impossível conduzir uma agência na situação que ela está” – diz AMIG sobre Agência Nacional de Mineração

A Associação dos Municípios Mineradores de Minas Gerais e do Brasil(AMIG) declarou apoio aos...

últimas Matérias

 Anglo Gold Ashanti tem vagas de estágio para níveis técnico e superior

Vagas se destinam tanto a atuações presenciais quanto híbridas, com carga horária diária de 6 horas; Inscrições podem ser feitas pela internet até 31 de agosto

 Ato em defesa da ANM – servidores protestam pela estruturação da Agência Nacional de Mineração

Servidores da Agência Nacional de Mineração estão com as atividades paralisadas como forma de...

 Funcionários dos Correios desistem de greve na véspera da Black Friday

Servidores cogitavam paralisação para reivindicar correções em Acordo Coletivo e melhores condições de trabalho, mas desistiram da ideia após terem pedidos considerados pelos Correios

‘AMM nas Micros’ chega em Conceição do Mato Dentro na próxima semana

A caravana do “AMM nas Micros” volta às estradas e desta vez o objetivo...