Vale tem Licença de Operação aprovada para barragem em Brucutu

Publicado em

 

A mineradora Vale recebeu decisão favorável do Conselho Estadual de Política Ambiental, órgão vinculado à Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento (Semad), pela aprovação da Licença de Operação da barragem Torto, no complexo de Brucutu. A estrutura está localizada nos municípios de Barão de Cocais e São Gonçalo do Rio Abaixo, importantes cidades mineradoras do Médio Piracicaba. A barragem Torto foi construída em etapa única, sem alteamentos. No entanto, a estrutura tem Declaração de Condição de Estabilidade (DCE) desde junho de 2022 para receber rejeitos da usina de Brucutu.

De acordo com a mineradora, o complexo conta com uma planta de filtragem que processa a maior parte do rejeito gerado. O método permite o empilhamento em estado sólido, além da produção de areia como coproduto, o que reduz a dependência de barragens.

A Vale ainda informou, em nota publicada nesta segunda-feira (3), que o início gradual das operações da Barragem Torto permite a melhora substancial da qualidade média do portfólio de produtos da empresa. A estrutura permite maior produção de aglomerados, como pelotas e briquetes de minério de ferro. O processo ocorre por meio da substituição de produtos de alta sílica por produtos de alta qualidade, como o pellet feed.

Competitividade

A melhoria do processo de produção em Brucutu, segundo a mineradora, permite a qualificação do seu mix de produtos, o que possibilite a captura de maiores prêmios sobre os preços praticados, melhorando os resultados da empresa. A Vale espera produzir entre 36 e 40 milhões de toneladas de aglomerados de minério de ferro em 2023. Para 2026, a expectativa é que a produção fique entre 50 e 55 milhões de toneladas.

Matérias Relacionadas

“A Concessão Itabira Iron”: Livro relata a história da mineração em Itabira.

"A concessão Itabira Iron, a origem da Vale e os primórdios da mineração no...

“É impossível conduzir uma agência na situação que ela está” – diz AMIG sobre Agência Nacional de Mineração

A Associação dos Municípios Mineradores de Minas Gerais e do Brasil(AMIG) declarou apoio aos...

“Gente cuidando das águas” – projeto da Nexa é destaque em evento da ONU

O "Gente cuidando das águas" foi desenvolvido pela mineradora Nexa com apoio do Banco...

últimas Matérias

 Anglo Gold Ashanti tem vagas de estágio para níveis técnico e superior

Vagas se destinam tanto a atuações presenciais quanto híbridas, com carga horária diária de 6 horas; Inscrições podem ser feitas pela internet até 31 de agosto

 Ato em defesa da ANM – servidores protestam pela estruturação da Agência Nacional de Mineração

Servidores da Agência Nacional de Mineração estão com as atividades paralisadas como forma de...

 Funcionários dos Correios desistem de greve na véspera da Black Friday

Servidores cogitavam paralisação para reivindicar correções em Acordo Coletivo e melhores condições de trabalho, mas desistiram da ideia após terem pedidos considerados pelos Correios

‘AMM nas Micros’ chega em Conceição do Mato Dentro na próxima semana

A caravana do “AMM nas Micros” volta às estradas e desta vez o objetivo...