Mineração em pico turístico gera protestos de moradores em Itatiaiuçu

Publicado em

Os moradores de Vieiras, localizado em Itatiaiuçu, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, ficaram surpresos com a notícia de um projeto de mineração proposto em sua área.

A Mineração Usiminas pretende iniciar a extração de minério de ferro próximo a Pedra Grande, um marco histórico reconhecido pelos municípios de Igarapé e Itatiaiuçu.

Apesar de ter sido aprovado pelo Conselho Estadual de Política Ambiental (Copam), o novo empreendimento tem causado desconforto, incerteza e dissensão na comunidade.

A empresa barrou ativamente o acesso de membros da comunidade à montanha, implementando placas que proibiam a entrada ao longo da estrada que leva ao cume da pedra.

Porém, na noite da última quinta-feira (20), a Prefeitura de Itatiaiuçu pediu intervenção judicial e obteve liminar para restabelecer o acesso público à via.

Falta de comunicação e surpresas gera dúvidas sobre o projeto em Itatiaiuçu

Em 2019, alguns moradores de Vieiras foram preventivamente retirados de suas casas em função da elevação do nível de emergência da barragem da Mina Serra Azul , da siderúrgica ArcelorMittal. Agora, com notícias de novas minas sendo instaladas em áreas rurais, os moradores temem que a poluição impacte novamente a comunidade.

As pessoas ainda reclamam que não estão sendo consultadas sobre a exploração do minério. No início deste ano, a Mineração Usiminas realizou uma reunião para anunciar o início das obras do empreendimento.

A empresa tentou fazer outro encontro com a comunidade, mas não foi aceito. Em maio, os moradores souberam que a empresa iniciaria a construção de uma estrada para escoar o minério. A comunidade organizou protestos, criou cartazes e impediu o transporte de máquinas pesadas para Pedra Grande.

Os moradores de Vieiras ainda afirmam que a Mineração Usiminas ainda não fez um estudo sobre como o projeto afetará os moradores. O Ministério Público recebeu a ligação e está investigando possíveis irregularidades na conduta da mineradora.

O terreno onde será construída a mina é propriedade da Usiminas há muitos anos, segundo a Prefeitura de Itatiaiuçu. Em 2017, o processo de autorização de projetos foi formalizado pela Agência de Fiscalização de Projetos Prioritários (Suppri), vinculada à Secretaria Nacional de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad), para analisar os projetos priorizados pelo estado de Minas Gerais.

A Agência Nacional de Mineração (ANM) também confirmou que a Mineração Usiminas ganhou a concessão de cinco minas (regiões) em dezembro de 2022, com validade até 2032. A licença de operação autoriza a produção de 1,5 milhão de toneladas de minério de ferro por ano, disse a agência.

O que diz a empresa sobre a polêmica em Itatiaiuçu?

O “projeto Camargos” está previsto para começar em 2024 e está atualmente em fase de planejamento, disse a empresa. A empresa também reiterou que todas as licenças ambientais são emitidas pelos órgãos responsáveis.

A Usiminas também esclareceu que não haverá mineração na área de Pedra Grande e que todas as áreas de proteção ambiental criadas pela empresa serão mantidas.

Matérias Relacionadas

“A Concessão Itabira Iron”: Livro relata a história da mineração em Itabira.

"A concessão Itabira Iron, a origem da Vale e os primórdios da mineração no...

“É impossível conduzir uma agência na situação que ela está” – diz AMIG sobre Agência Nacional de Mineração

A Associação dos Municípios Mineradores de Minas Gerais e do Brasil(AMIG) declarou apoio aos...

“Gente cuidando das águas” – projeto da Nexa é destaque em evento da ONU

O "Gente cuidando das águas" foi desenvolvido pela mineradora Nexa com apoio do Banco...

últimas Matérias

 Anglo Gold Ashanti tem vagas de estágio para níveis técnico e superior

Vagas se destinam tanto a atuações presenciais quanto híbridas, com carga horária diária de 6 horas; Inscrições podem ser feitas pela internet até 31 de agosto

 Ato em defesa da ANM – servidores protestam pela estruturação da Agência Nacional de Mineração

Servidores da Agência Nacional de Mineração estão com as atividades paralisadas como forma de...

 Funcionários dos Correios desistem de greve na véspera da Black Friday

Servidores cogitavam paralisação para reivindicar correções em Acordo Coletivo e melhores condições de trabalho, mas desistiram da ideia após terem pedidos considerados pelos Correios

‘AMM nas Micros’ chega em Conceição do Mato Dentro na próxima semana

A caravana do “AMM nas Micros” volta às estradas e desta vez o objetivo...