Fundação Renova investigará prejuízos causados por falso frei

Publicado em

 

A Fundação Renova divulgou uma nota informando que fará a apuração dos eventuais prejuízos decorrentes da atuação do suposto falso frei Phillip Neves Machado como membro do Comitê Técnico-Científico da instituição, entre 2018 e 2020. A denúncia de irregularidades na captação de recursos da entidade foi feita pelo Ministério Público Federal (MPF).

Nomeado perito judicial pela Justiça Federal no processo que julga ações de reparação a atingidos pela barragem de Mariana, Machado mentiu no currículo sobre possuir especializações e também sobre ser frei da Igreja Católica, segundo a denúncia. De acordo com os autos, há indícios de que o suposto falso frei recebeu quase R$ 2 milhões e havia previsão para receber mais cerca de R$ 900 mil.

“A Fundação Renova tomou conhecimento das declarações do perito nomeado pela Justiça Federal, o Sr. Phillip Neves Machado, a respeito de informações inverídicas de seu currículo e acompanhará os desdobramentos do caso na Justiça. Sobre a atuação do senhor Machado como membro do Comitê Técnico-Científico da instituição entre novembro de 2018 e outubro de 2020, serão apurados os eventuais prejuízos decorrentes de falsas declarações a respeito do currículo e avaliadas as medidas jurídicas cabíveis”, diz a nota.

A Defesa do suposto religioso informou que ele não vai se manifestar. A Fundação Renova ainda não esclareceu como o nome de Phillip Machado foi indicado para participar do Comitê Técnico.

A fundação

A Fundação Renova foi criada em 2016 para atuar na reparação de danos ao Rio Doce e às comunidades afetadas pelo rompimento da Barragem de Fundão, em 2015. Na ocasião, 19 pessoas morreram soterradas pelos rejeitos de mineração da Samarco.

A criação da entidade foi fruto de um acordo entre o MPMG e o MPF com as mineradoras Samarco, proprietária da barragem, e as controladoras da empresa, Vale e BHP Billiton.

Matérias Relacionadas

“A Concessão Itabira Iron”: Livro relata a história da mineração em Itabira.

"A concessão Itabira Iron, a origem da Vale e os primórdios da mineração no...

“É impossível conduzir uma agência na situação que ela está” – diz AMIG sobre Agência Nacional de Mineração

A Associação dos Municípios Mineradores de Minas Gerais e do Brasil(AMIG) declarou apoio aos...

“Gente cuidando das águas” – projeto da Nexa é destaque em evento da ONU

O "Gente cuidando das águas" foi desenvolvido pela mineradora Nexa com apoio do Banco...

últimas Matérias

 Anglo Gold Ashanti tem vagas de estágio para níveis técnico e superior

Vagas se destinam tanto a atuações presenciais quanto híbridas, com carga horária diária de 6 horas; Inscrições podem ser feitas pela internet até 31 de agosto

 Ato em defesa da ANM – servidores protestam pela estruturação da Agência Nacional de Mineração

Servidores da Agência Nacional de Mineração estão com as atividades paralisadas como forma de...

 Funcionários dos Correios desistem de greve na véspera da Black Friday

Servidores cogitavam paralisação para reivindicar correções em Acordo Coletivo e melhores condições de trabalho, mas desistiram da ideia após terem pedidos considerados pelos Correios

‘AMM nas Micros’ chega em Conceição do Mato Dentro na próxima semana

A caravana do “AMM nas Micros” volta às estradas e desta vez o objetivo...