Projeto que prevê redução da passagem de ônibus em Itabira começa a tramitar na Câmara

Publicado em

Após o encaminhamento da proposta, o projeto ficou parado na esfera legislativa por cerca de 40 dias. 

No dia 28 de fevereiro, a prefeitura de Itabira encaminhou à Câmara Municipal um projeto que prevê a redução do preço da passagem de ônibus no município. De acordo com o projeto, a passagem teria o valor reduzido por meio de um novo subsídio fornecido pela prefeitura ao sistema de transporte coletivo.

O valor atual da passagem foi subsidiado pela prefeitura no ano passado e caiu de R$5,85 para $4,00. A proposta do projeto é reduzir a tarifa para R$3,00 e impedir um novo reajuste no valor. No entanto, o projeto ficou para na Câmara por cerca de 40 dias, esperando votação do legislativo.

O prefeito Marco Antônio Lage mobilizou formas de pressionar o legislativo para que fosse realizada a votação do projeto. Após a repercussão, o presidente da câmara, Heraldo Noronha, afirmou que o projeto atende apenas a comunidade urbana, portanto, o mesmo benefício deveria ser concedido aos moradores de distritos e comunidades rurais.

Neste contexto, a prefeitura encaminhou ao legislativo, nesta terça-feira (4), o projeto que prevê a redução da tarifa nas linhas interdistritais que atendem às comunidades rurais de Itabira. De acordo com os cálculos realizados pela Superintendência de Transporte e Trânsito (Transita), a redução a partir do total obtido seria de 52%.

Após o desenvolvimento do novo projeto, os dois passaram a tramitar na câmara e estão aguardando votação do legislativo. Para as duas propostas, a concessionária do transporte terá que conceder total acesso aos dados de quantidade de passageiros, venda de passagens, quilometragem e canal de relacionamento com o cidadão à Superintendência de Transporte e Trânsito (Transita). O descumprimento dessas exigências irá implicar na suspensão imediata do subsídio.

 

 

Matérias Relacionadas

“A Concessão Itabira Iron”: Livro relata a história da mineração em Itabira.

"A concessão Itabira Iron, a origem da Vale e os primórdios da mineração no...

“É impossível conduzir uma agência na situação que ela está” – diz AMIG sobre Agência Nacional de Mineração

A Associação dos Municípios Mineradores de Minas Gerais e do Brasil(AMIG) declarou apoio aos...

“Gente cuidando das águas” – projeto da Nexa é destaque em evento da ONU

O "Gente cuidando das águas" foi desenvolvido pela mineradora Nexa com apoio do Banco...

últimas Matérias

 Anglo Gold Ashanti tem vagas de estágio para níveis técnico e superior

Vagas se destinam tanto a atuações presenciais quanto híbridas, com carga horária diária de 6 horas; Inscrições podem ser feitas pela internet até 31 de agosto

 Ato em defesa da ANM – servidores protestam pela estruturação da Agência Nacional de Mineração

Servidores da Agência Nacional de Mineração estão com as atividades paralisadas como forma de...

 Funcionários dos Correios desistem de greve na véspera da Black Friday

Servidores cogitavam paralisação para reivindicar correções em Acordo Coletivo e melhores condições de trabalho, mas desistiram da ideia após terem pedidos considerados pelos Correios

‘AMM nas Micros’ chega em Conceição do Mato Dentro na próxima semana

A caravana do “AMM nas Micros” volta às estradas e desta vez o objetivo...