Prefeitura divulga programação das comemorações do aniversário de Itabira

Publicado em

 

A cidade de Itabira, berço da Vale e da extração do minério de ferro no Brasil, irá completar na próxima segunda-feira, 9 de outubro, 175 anos de emancipação política e administrativa, idade oficialmente atribuída ao município pela administração municipal, embora historiadores apontem que na verdade serão 190 anos de emancipação completados (veja final do texto). Para celebrar a data, a Prefeitura divulgou uma ampla e inédita programação.

As atividades começam no sábado, 7 de outubro, e se encerram no próximo dia 15 deste mês, com atrações da 1ª Mostra de Arte Pública (Mapa). O conceito da festa, de acordo com a Prefeitura, priorizou ações para “promover o resgate da identidade, da autoestima e da noção de pertencimento da população”.

Outros destaques da celebração são a comemoração dos 160 anos da Banda Euterpe; exposição “Ita-bira: pedaços do tempo”; homenagem ao ex-prefeito Daniel Jardim de Grisolia e festa da padroeira da cidade, Nossa Senhora do Rosário.

Na abertura da programação, no sábado, haverá a celebração à padroeira de Itabira, Nossa Senhora do Rosário, com concentração das Guardas de Marujos às 14h, no Largo do Batistinha, seguida de procissão até a Catedral. Logo após a missa das 17h acontecem apresentações culturais no adro da igreja.

A programação completa está no site da Prefeitura de Itabira.

Impacto visual

Uma das atrações que prometem gerar um grande impacto é a presença da Mostra de Arte Pública (Mapa). O festival criará um circuito de arte urbana com a participação de artistas renomados, como a itabirana Raquel Bolinho, criadora do personagem que ganhou as ruas de Belo Horizonte e outras cidades do Brasil, além de Eduardo Kobra, Zéh Palito, Mag Magela e o italiano Millo. As ações do Mapa são gratuitas. Saiba mais.

Controvérsia 

Algumas personalidades marcantes em Itabira lançam dúvidas sobre a idade celebrada oficialmente pelo município. É o caso, por exemplo, do jornalista, historiador e ex-vereador por duas ocasiões, José Sana. Fundador da Itabira em Revista e revista DeFato, Sana aponta indícios de que a cidade esteja completando 190 anos de emancipação política, e não os 175 celebrados oficialmente.

Para sustentar a teoria, Sana cita pesquisas feitas por outros historiadores, como José Antônio Sampaio e Terezinha Fajardo Incerti, além de um estudo realizado pela professora e ex-presidente da Câmara Municipal de Itabira, Maria José Pandolfi. Os argumentos estão publicados em sua coluna, no site DeFatoonline.

José Sana também colaborou com a edição especial da Revista Cidades Mineradoras, lançada em agosto. Saiba mais.

Matérias Relacionadas

“A Concessão Itabira Iron”: Livro relata a história da mineração em Itabira.

"A concessão Itabira Iron, a origem da Vale e os primórdios da mineração no...

“É impossível conduzir uma agência na situação que ela está” – diz AMIG sobre Agência Nacional de Mineração

A Associação dos Municípios Mineradores de Minas Gerais e do Brasil(AMIG) declarou apoio aos...

“Gente cuidando das águas” – projeto da Nexa é destaque em evento da ONU

O "Gente cuidando das águas" foi desenvolvido pela mineradora Nexa com apoio do Banco...

últimas Matérias

 Anglo Gold Ashanti tem vagas de estágio para níveis técnico e superior

Vagas se destinam tanto a atuações presenciais quanto híbridas, com carga horária diária de 6 horas; Inscrições podem ser feitas pela internet até 31 de agosto

 Ato em defesa da ANM – servidores protestam pela estruturação da Agência Nacional de Mineração

Servidores da Agência Nacional de Mineração estão com as atividades paralisadas como forma de...

 Funcionários dos Correios desistem de greve na véspera da Black Friday

Servidores cogitavam paralisação para reivindicar correções em Acordo Coletivo e melhores condições de trabalho, mas desistiram da ideia após terem pedidos considerados pelos Correios

‘AMM nas Micros’ chega em Conceição do Mato Dentro na próxima semana

A caravana do “AMM nas Micros” volta às estradas e desta vez o objetivo...