Poluição atmosférica: Impactos causados pela poeira da mineração em Itabira

Publicado em

Apesar de ser a principal atividade econômica de muitos municípios, a mineração causa diversos impactos ambientais, como a poluição atmosférica. Leia a matéria a seguir e saiba mais sobre as consequências dessa poluição.

Desde o início da Revolução Industrial, no século XVIII, a poluição atmosférica causa impacto significativo sobre a saúde e a qualidade de vida das pessoas. Desse modo, a poluição proveniente da mineração não poderia ser diferente. A poeira avermelhada e cinzenta que cobre as cidades mineradoras está relacionada a vários processos minerais como escavação, perfuração, beneficiamento e explosões realizadas nas minas. Além disso, o transporte do minério, o tráfego de maquinários pesados e a queima de combustível também contribuem com o aumento das emissões. 

Formada por material particulado, a poeira permanece em suspensão no ar e se espalha por longas distâncias. Os efeitos negativos causados pela emissão dos Materiais Particulados são diversos. A emissão de poluentes e partículas em suspensão reduzem a qualidade do ar e aumentam a suscetibilidade a doenças respiratórias e cardiovasculares.

Há mais de 80 anos, Itabira é reconhecida pela atividade mineradora que se mantém intensa e constante durante todo esse tempo. Neste cenário, a poluição atmosférica e as grandes nuvens de poeira são parte do cotidiano itabirano. De acordo com um artigo realizado por vários pesquisadores da Universidade de São Paulo (USP), a baixa qualidade do ar causada por poluentes está diretamente associada ao aumento de doenças respiratórias na cidade. Os estudos apontam que o relevo do município dificulta a dispersão do material particulado, agravando a situação. Além disso, a pesquisa constatou que altos níveis de material particulado no ar aumentam o número de doenças respiratórias em crianças e adolescentes e doenças cardiovasculares em idosos.

Os níveis de poluição atmosférica provenientes da mineração possuem um limite que não pode ser excedido. O volume de material particulado é regulamentado, principalmente, pela Constituição Federal e pela Resolução do Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama). Para mitigar esses impactos, as mineradoras estão sendo pressionadas a adotar métodos mais sustentáveis como a utilização de recursos energéticos limpos e renováveis. Ainda assim, as consequências da atividade mineradora irão influenciar na saúde e na qualidade de vida das pessoas por muito tempo, como um impacto de longo prazo.

Saiba mais sobre a mineração, seus impactos e alternativas sustentáveis para o setor.

https://cidadesmineradoras.com.br/caminhos-para-mineracao-sustentavel/

https://cidadesmineradoras.com.br/itabira-sustentavel-como-sobreviver-quando-o-minerio-acabar/

https://cidadesmineradoras.com.br/mineracao-processos-e-impactos/

Matérias Relacionadas

“A Concessão Itabira Iron”: Livro relata a história da mineração em Itabira.

"A concessão Itabira Iron, a origem da Vale e os primórdios da mineração no...

“É impossível conduzir uma agência na situação que ela está” – diz AMIG sobre Agência Nacional de Mineração

A Associação dos Municípios Mineradores de Minas Gerais e do Brasil(AMIG) declarou apoio aos...

“Gente cuidando das águas” – projeto da Nexa é destaque em evento da ONU

O "Gente cuidando das águas" foi desenvolvido pela mineradora Nexa com apoio do Banco...

últimas Matérias

 Anglo Gold Ashanti tem vagas de estágio para níveis técnico e superior

Vagas se destinam tanto a atuações presenciais quanto híbridas, com carga horária diária de 6 horas; Inscrições podem ser feitas pela internet até 31 de agosto

 Ato em defesa da ANM – servidores protestam pela estruturação da Agência Nacional de Mineração

Servidores da Agência Nacional de Mineração estão com as atividades paralisadas como forma de...

 Funcionários dos Correios desistem de greve na véspera da Black Friday

Servidores cogitavam paralisação para reivindicar correções em Acordo Coletivo e melhores condições de trabalho, mas desistiram da ideia após terem pedidos considerados pelos Correios

‘AMM nas Micros’ chega em Conceição do Mato Dentro na próxima semana

A caravana do “AMM nas Micros” volta às estradas e desta vez o objetivo...