Navio da Anglo American com combustível sustentável chega pela primeira vez ao Brasil

Publicado em

A embarcação utiliza como combustível o Gás Natural Liquefeito (GNL) e chegou ao território brasileiro na última segunda-feira (01/05).

O navio MV Ubuntu Loyalt, da Anglo American, realizou sua primeira viagem e chegou ao terminal portuário da Ferroport, no Porto do Açu, em São João da Barra (RJ) na última segunda-feira (01/05). Esta é a primeira vez que uma embarcação com tecnologia para combustível sustentável ou bicombustível atracou em território brasileiro.

De acordo com a mineradora, o uso do GNL como combustível pode reduzir em 35% as emissões de GEE (Gases de Efeito Estufa), se comparado às embarcações movidas ao combustível marítimo convencional.

“Essa inovação é um marco para todo o Grupo Anglo American e dialoga diretamente com o nosso Plano de Mineração Sustentável, que visa, entre seus vários objetivos, a neutralidade em carbono até 2040, levando em conta as emissões diretas do negócio e combustíveis consumidos” – aponta Wilfred Bruijn, CEO da Anglo American no Brasil.

No Porto do Açu, o navio foi carregado com 175 mil toneladas de minério de ferro explorados no projeto Minas-Rio e terá a China como destino final. A Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq) afirma que o porto é o quarto Terminal de Uso Privado (TUP) que movimenta minério de ferro no Brasil. Com 20,5 metros de profundidade nos berços de atracação, o terminal tem capacidade para receber navios do tipo Panamax e Capesize para carregamentos de até 220 mil toneladas.

WhatsApp Image 2023 05 02 at 11.24.56
Crédito: Leonardo Berenger/Ferroport

O Ubuntu Loyalt faz parte de uma frota de dez navios, dos quais seis já estão em operação pelo mundo. A operação no Porto do Açu foi conduzida Ferroport, a qual funciona como um consórcio entre a Anglo American e a Prumo Logística. Carsten Bosselmann, CEO da Ferroport, disse que receber a embarcação é um momento memorável e reafirmou o compromisso da empresa com operações seguras e sustentáveis.

Matérias Relacionadas

“A Concessão Itabira Iron”: Livro relata a história da mineração em Itabira.

"A concessão Itabira Iron, a origem da Vale e os primórdios da mineração no...

“É impossível conduzir uma agência na situação que ela está” – diz AMIG sobre Agência Nacional de Mineração

A Associação dos Municípios Mineradores de Minas Gerais e do Brasil(AMIG) declarou apoio aos...

“Gente cuidando das águas” – projeto da Nexa é destaque em evento da ONU

O "Gente cuidando das águas" foi desenvolvido pela mineradora Nexa com apoio do Banco...

últimas Matérias

 Anglo Gold Ashanti tem vagas de estágio para níveis técnico e superior

Vagas se destinam tanto a atuações presenciais quanto híbridas, com carga horária diária de 6 horas; Inscrições podem ser feitas pela internet até 31 de agosto

 Ato em defesa da ANM – servidores protestam pela estruturação da Agência Nacional de Mineração

Servidores da Agência Nacional de Mineração estão com as atividades paralisadas como forma de...

 Funcionários dos Correios desistem de greve na véspera da Black Friday

Servidores cogitavam paralisação para reivindicar correções em Acordo Coletivo e melhores condições de trabalho, mas desistiram da ideia após terem pedidos considerados pelos Correios

‘AMM nas Micros’ chega em Conceição do Mato Dentro na próxima semana

A caravana do “AMM nas Micros” volta às estradas e desta vez o objetivo...