Mina da Braskem se rompe em Maceió e imagem assusta moradores

Publicado em

Segundo a Defesa Civil de Maceió, a Mina da Braskem nº 18, rompeu no domingo (10), aproximadamente às 13h15 na Lagoa Mundaú, situada no bairro Mutange.

A Defesa Civil confirmou que a população não corre risco, pois técnicos do órgão estão no local, vasculhando toda a área da Mina da Braskem desocupada em busca de novas informações.

Rompimento da Mina da Braskem causou redemoinho na água da lagoa

A ocorrência do rompimento da Mina da Braskem, resultando em um redemoinho nas águas da lagoa, foi divulgada por João Henrique Caldas, também conhecido como JHC, prefeito da capital alagoana. Ele expressou sua intenção de realizar um levantamento aéreo da área afetada.

A Braskem, ao longo de muitos anos, se dedicou à extração de sal-gema de reservatórios subterrâneos, resultando no evento catastrófico que se desenrolou na capital alagoana. O sal-gema, uma variedade de sal utilizada no setor químico, desempenhou um papel fundamental neste infeliz incidente.

Graves falhas no processo de mineração resultaram em instabilidade do solo. Em 2020, pelo menos três bairros da capital alagoana tiveram que ser totalmente evacuados devido a terremotos que abalaram a estrutura das residências.

O risco iminente de deslizamentos de terra mobilizou as autoridades nas últimas semanas, com o terreno afundando mais de 2 metros.

O que disse a Braskem

Em nota, a Braskem informou que, por volta das 13h45, outro “movimento atípico” foi detectado na lagoa. A empresa também ressaltou que a área está sendo monitorada. Após o afundamento registrado nesta tarde, as autoridades locais foram comunicadas, informou a empresa. Confina a íntegra do comunicado:

Às 13h15 deste domingo, câmeras que monitoram o entorno da cavidade 18 registraram movimento atípico de água na lagoa Mundaú, no trecho sobre esta cavidade. Toda a área, que vem sendo monitorada nos últimos dias, já estava isolada. Movimento semelhante ocorreu por volta das 13h45. O sistema de monitoramento de solo captou a movimentação por meio de DGPS instalados na região. As autoridades foram imediatamente comunicadas, e a Braskem segue colaborando com elas.

Matérias Relacionadas

‘Festival Fartura Dona Lucinha’ agita cidades de Serro e Conceição do Mato Dentro

Entre os dias 20 e 28 de maio, o "Festival Fartura Dona Lucinha" chega...

‘Rodovia do Minério’: acordo entre MPMG e prefeituras pode tirar 1.500 carretas da BR–040

No primeiro semestre deste ano, o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) pretende finalizar...

“A Concessão Itabira Iron”: Livro relata a história da mineração em Itabira.

"A concessão Itabira Iron, a origem da Vale e os primórdios da mineração no...

“É impossível conduzir uma agência na situação que ela está” – diz AMIG sobre Agência Nacional de Mineração

A Associação dos Municípios Mineradores de Minas Gerais e do Brasil(AMIG) declarou apoio aos...

últimas Matérias

 Anglo Gold Ashanti tem vagas de estágio para níveis técnico e superior

Vagas se destinam tanto a atuações presenciais quanto híbridas, com carga horária diária de 6 horas; Inscrições podem ser feitas pela internet até 31 de agosto

 Ato em defesa da ANM – servidores protestam pela estruturação da Agência Nacional de Mineração

Servidores da Agência Nacional de Mineração estão com as atividades paralisadas como forma de...

 Funcionários dos Correios desistem de greve na véspera da Black Friday

Servidores cogitavam paralisação para reivindicar correções em Acordo Coletivo e melhores condições de trabalho, mas desistiram da ideia após terem pedidos considerados pelos Correios

‘AMM nas Micros’ chega em Conceição do Mato Dentro na próxima semana

A caravana do “AMM nas Micros” volta às estradas e desta vez o objetivo...